quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

CLASSE SOCIAL COMO FENÔMENO SIMULTANEAMENTE ECONÔMICO, POLÍTICO E SOCIAL.

                     As relações de produção são, de fato, a referência última das classes sociais. Os lugares ocupados no processo de produção, basicamente a grande divisão entre proprietários não trabalhadores e trabalhadores não proprietários, é a divisão fundamental que possibilita a organização de coletivos com interesses opostos. Mas isso é uma é uma possibilidade. Encontramos também, na própria economia, outras características que podem possibilitar a formação de um campo de interesse comum entre proprietários e trabalhadores. Nas sociedades capitalistas, o operário pode, visando preservar seu emprego ou aumentar seus ganhos, ter interesse no crescimento da empresa ou setor onde trabalha, fazendo frente comum com os capitalistas dessa empresa ou setor e, ao mesmo tempo, concorrendo com os operários que trabalham em outras empresas ou setores. O corporativismo sindical, no sentido gramsciano de egoísmo de fração, é a manifestação mais clara e geral desse fenômeno.
                        Logo, na economia, estão presentes, potencialmente, tanto classes antagônicas como grupos que cooperam entre si em defesa de uma empresa ou setor – quem, no Brasil, não se recorda da frente comum estabelecida entre sindicatos operários e associações patronais das grandes montadoras de veículos para preservar e expandir o automobilismo na década de 1990? Uma eventual consciência pró-capitalista dos operários pode ser reflexo da sua situação econômica particular, e não uma ilusão sem fundamento econômico, ao contrário do que sugere a noção de “falsa consciência”. O antagonismo entre proprietários e trabalhadores é apenas latente, potencial. Para que a classe operária, que existe apenas em potência no terreno da economia capitalista, adquira uma existência ativa, é necessária a combinação de inúmeros fatores de ordem econômica, política e ideológica – situação do emprego e do salário, situação do sistema de aliança que sustenta o bloco burguês no poder, eficácia da ideologia e do programa socialista para responder aos problemas colocados na ordem do dia pela sociedade capitalista numa determinada etapa do seu desenvolvimento etc. A classe social só existirá no sentido forte do termo, isto é, como coletivo organizado e ativo, quando o antagonismo latente torna-se manifesto.
BOITO Jr., Armando. A (difícil) formação da classe operária. In: Marximo e ciências humanas. São Paulo: Xamã, 2003. P. 244-245.

21 comentários:

  1. Nesse texto o autor apresenta a temática central é as relações de produção que estão inseridas nas classes sociais. e que as mesmas encontram-se divididas entre proprietários não trabalhadores e trabalhadores não proprietários. portanto ressalto que A classe social só existirá no sentido forte do termo, isto é, como coletivo organizado e ativo, quando o antagonismo latente torna-se manifesto.
    Joherbson de Oliveira Calixto 2º ano "B"

    ResponderExcluir
  2. neste texto o autor apresenta o prosseso de produção,e a divisão que possibilita a organização de coletivos com interreses opostos.
    as classes socias so existirar no sentido forte latente.classes antôgonicas em um grupo coperam entre si em defesa de uma empresa ou setor.
    AS classes socias encontrasse divididas entre propietarios não trabalhadores,e trabalhadores não propietarios.

    aluna: ALANE MENDES DE OLIVEIRA 2°ano "B"

    ResponderExcluir
  3. Aluna-> Natália Clemente
    Turma-> 2º Ano B - Manhã

    Nas sociedades capitalistas os operários podem preservar seu emprego,e aumentar seus ganhos,eles pensam no crescimento da empresa ou no setor onde trabalha,mais tem a concorrência com os operários que trabalham em outras empresas.
    Para que a classe operária da economia capitalista adquira uma existência ativa,é necessária a combinação de inúmeros fatores de ordem econômica,política e ideologica.A classe social só existirá,quando o antagonismo latente torna-se manisfesto.

    ResponderExcluir
  4. O texto quis nos mostrar,a diferença entre as classes socias.Nesse caso foi a diferença social no trabalho,a diferença entre os proprietarios e os trabalhadores,trabalhadores esses que deviam optar entre presevar seu emprego ou aumentar seus lucros,mesmo com grande concorrencia de outras empresas.Mas para essa desigualdade acabar é preciso muitas coisas acontecerem umas delas é:a questao do salario que ainda é um problema.Isto a desigualdade no mundo nunca irá acabar.

    ResponderExcluir
  5. O texto inicia ressaltando a diferença e a distancia que se encontram os proprietários não trabalhadores e trabalhadores não proprietários, também destaca que em uma sociedade capitalista o trabalhador pode ter interesse no crescimento do setor onde trabalha, com o intuito de aumentar seu salário. Para que a classe operária adquirisse uma existência ativa, seria necessária a combinação de vários fatores . A classe social só existirá de fato quando o antagonismo latente torna-se manifesto.

    Sávio Gomes - 2º ano B

    ResponderExcluir
  6. O texto fala das diferenças das classes sociais, e que ela só existiria de fato se o antagonismo lantente se tornasse manifesto, em uma sociedade capitalista o trabalhador pode se interessar em crescer o lugar onde trabalha com visão em um aumento de salário ou até a permanência no seu emprego, existe uma diferença também entre as classes dos proprietários não trabalhadores e dos trabalhadores
    não proprietários.


    Welerson Miranda - 2º ano B Manhã

    ResponderExcluir
  7. As relações de produção são, de fato, a última referência das classes sociais. Os lugares ocupados no processo de produção, basicamente a grande divisão entre proprietários não trabalhadores e trabalhadores não proprietários é a divisão fundamental que possibilita a organização de coletivos com interesses opostos. Encontramos também, na própria economia, outras características que podem possibilitar a formação de uns campos de interesse comum entre proprietário e trabalhadores.
    Nas sociedades capitalistas, o operário pode, visando preservar seu emprego ou aumentar seus ganhos, ter interesse no crescimento da empresa ou setor onde trabalha, fazendo frente comum com os capitalistas dessa empresa ou setor e, ao mesmo tempo concorrendo com os operários que trabalham em outras empresas ou setores.
    Na economia logo estão presentes potencialmente, tanto classes antagônicas como grupos que cooperam entre si em defesa de uma empresa ou setor – quem no Brasil, não se recorda da frente comum estabelecida entre sindicatos operários e associações patronais das grandes montadoras de veiculo para prever e expandir o automobilismo pré-capitalista dos operários pode ser reflexo da sua economia particular, e não uma ilusão sem fundamento econômico, ao contrario do que sugere a noção de falsa consciência. A ordem econômica política e ideológica, situação do emprego e do salário, situação do sistema de aliança que sustenta o bloco burguês no poder, eficácia da ideologia do programa socialista para responder aos problemas colocados na ordem do dia pela sociedade capitalista numa determinada etapa do seu desenvolvimento etc.

    Adones Santos de Brito - 2º B Manhã

    ResponderExcluir
  8. As relações de produções são as ultimas referências das classes sociais existe uma divisão entre proprietários não trabalhadores e trabalhadores não proprietários,essa divisão possibilita a organização de interesses coletivos ,na sociedade capitalista os operários podem ter enteresse no crescimento da impresa onde trabalha,visando aumentar seus ganhos.
    O antagonismo entre proprietários e trabalhadores é apenas latente potencial.A classe social só existirá no sentido forte do termo,isto é como coletivo organizado e ativo,quando o antagonismo latente torna-se manifesto.

    Geisy kelly - 2º ano B Manhã

    ResponderExcluir
  9. ANÁLIA FARIAS 2 ANO B [MANHÃ]

    NA SOCIEDADE CAPITALISTA OS OPERÁRIOS PODEM PRESERVAR SEU EMPREGO,E AUMENTAR SEUS GANHOS,ELES PENSAVAM NO CRESCIMENTO DA EMPRESA OU NO SETOR ONDE TRABALHA,MAIS TEM A CONCORRENCIA COMO OS OPERÁRIOS QUE TRABALHAM EM OUTRAS EMPRESAS.
    A CLASSE SOCIAL SÓ EXISTIRÁ NO SENTIDO FORTE DO TERMO,ISTO É COMO COLETIVO ORGANIZADO E ATIVO,QUANDO O ANTOGONISMO LATERAL TORNA-SE MANIFESTO.

    ResponderExcluir
  10. Aluna Cecília Mamedes 2º ano B
    O texto quer nos mostrar, a diferença entre as classes social. Nesse caso foi a diferença social no trabalho, a diferença entre os proprietários e os trabalhadores, trabalhadores esses que deviam optar entre preservar seu emprego ou aumentar seus lucros, mesmo com grande concorrência de outras empresas. Mas para essa desigualdade acabar é preciso muitas coisas acontecerem umas delas é:a questão do salario que ainda é um problema. Isto a desigualdade no mundo nunca irá acabar

    ResponderExcluir
  11. Gislany Torquato Felix 2º ano B
    O texto mostra as diferenças das classes sociais, que ela só existiria de fato se o antagonismo latente tornasse manifesto, em uma sociedade capitalista o trabalhador pode se desenvolver e crescer no lugar onde trabalha com a visão de crescer cada dia mais e conseguir aumentar seu salário ou até a permanência no emprego, existe uma diferença também entre as classes dos proprietários não trabalhadores e dos trabalhadores não proprietários

    ResponderExcluir
  12. O texto fala sobre as diferenças das classes sociais ,que ela só existiria de fato se o antagonismo latente tornasse manifesto,e que um trabalhador em uma sociedade capitalista pode se desenvolver no lugar na aréa em que trabalha e com intensão de crescer á cada dia mais e conseguir aumentar o seu salário ou até conseguir a permanência no emprego.Por isso hoje em dia basta apenas dedicação para acabar com as desigualdades.

    ALUNO:laerty macena 2ºB MANHÃ

    ResponderExcluir
  13. aluna:Thais Santos da Silva
    2anoB MANHÃ

    Encontrar uma definição de classe social não é tarefa nada fácil, ainda mais quando o tema não gera uma definição consensual entre estudiosos das mais diferentes tradições políticas e intelectuais. Pórem, uma coisa é certa!Todos estão de acordo com o fato de as classes sociais serem grupos amplos, em que a exploração economica, opressão política e dominação cultural resultam da desigualdade economica, do privilégio político e da discriminação cultural, respectivamente.
    Numa sociedade organizada, não basta a constatação da consciencia social para a manutenção da ordem, pois a existencia social é que determina a consciencia. Em outras palavras, os valores, o modo de pensar e de agir em uma sociedade são reflexos das relações entre os homens para conseguir meios para sobreviver.Assim, as relações de produção entre os homens dependem de suas relações com os meios de produção e que, de acordo com essas relações, podem ser de proprietário/não proprietário, capitalista/operário, patrão/empregado. Os homens são diferenciados em classes sociais. Aqueles homens que detem a posse dos meios de produção apropriam-se do trabalho daqueles homens que não possuem esses meios, sendo que os últimos vendem a força de trabalho para conseguir sobreviver. A luta de classes nada mais é do que o confronto de trabalho para conseguir sobreviver. A luta de classes nada mais é do que o confronto dessas classes antagonicas. Essa é a cocepção marxista de classe social...

    ResponderExcluir
  14. alecia joana leite 2°ano "b" MANHÃ

    O texto fala sobre as diferenças das classes socias.
    as classes socias encontrasse divididas entre proprietarios nao trabalhadores,e trabalhadores nao proprietarios tambem destaca que em uma sociedade capitalista o trabalhador pode ter interesse no crescimento do serto onde trabalha. com o sentido de aumentar seu salario. para que a classe operaria adiquirise uma existencia ativa,seria necessario a combinaçao de varios fatores.
    as classes sociais existira no sentido forte do termo, isto é, como coletivo organizado e ativo, quando o antoganismo latente torna-se manifesto.

    ResponderExcluir
  15. A classe social só existirá no sentido forte do termo, isto é, como coletivo organizado e ativo, quando o antagonismo latente torna-se manifesto. Os lugares ocupados no processo de produção, basicamente a grande divisão entre proprietários não trabalhadores e trabalhadores não proprietários, é a divisão fundamental que possibilita a organização de coletivos com interesses opostos. Nas sociedades capitalistas, o operário pode, visando preservar seu emprego ou aumentar seus ganhos, ter interesse no crescimento da empresa ou setor onde trabalha, fazendo frente comum com os capitalistas dessa empresa ou setor e, ao mesmo tempo, concorrendo com os operários que trabalham em outras empresas ou setores. Para que a classe operária, que existe apenas em potência no terreno da economia capitalista, adquira uma existência ativa, é necessária a combinação.
    Maria José Afonso do Nascimento - 2º B MANHÃ

    ResponderExcluir
  16. O texto nos permite ver o que estar acontecendo nos dias de hoje,entre duas classes socias.Trabalhadores e proprietários.
    Muitas vezes os trabalhadores sópensam em seus próprios intereses financeiros,e não no crescimento da impresa,opatrão varias vezes é egoista,faz questão de colocar os funsionarios,em baixas condições,sem oportunidade de crescer.Ecolocando ele sempre como empregado e não como um companheiro e amigo.
    A luta de classes nada mais é do que o confronto dessas classes antagonicas.Essa é a concpção muitas vezes de classe social...
    Aluna:Neide Maria 2ano B manhã

    ResponderExcluir
  17. O conceito de classe social tornou-se senso comum na atualidade. Falamos de classe na economia, na educação, na cultura; as pesquisas nos classificam em classes, porém, muitas vezes, não sabemos o real significado e construção desse conceito. Classe social é um conceito construído sociologicamente, a partir de observações empíricas e teóricas e nesse sentido, vale a pena vermos como ele se constitui, para que possamos utilizá-lo da melhor forma possível.
    Aluna: Edilaine da Silva Fernandes
    Serie:2º ano B Manhã

    ResponderExcluir
  18. Aluno (a): Maria Karoline Vieira Teixeira
    Série: 2ª Ano “B”
    Turno: Manhã
    Na economia, estão presentes, principalmente, tanto classes antagônicas como grupos que cooperam entre si em defesa de uma empresa ou setor no Brasil. As relações de produção são, de fato, a referencia ultima das classes sociais. Os lugares ocupados no processo de produção, basicamente a grande divisão entre proprietários não trabalhadores e trabalhadores não proprietários, é a divisão fundamental que possibilita a organização de coletivos com interesses opostos. Encontramos também, na própria economia, outras características que podem possibilitar a formação de um campo de interesse comum entre proprietários e trabalhadores. Uma eventual consciência pré-capitalista dos operários pode ser reflexo da sua situação econômica particular, e não uma ilusão sem fundamento econômico, ao contrario do que sugere a noção de “falsa consciência”.

    ResponderExcluir
  19. no texto afirma e nos mostra de forma clara a realidade de hoje em dia . a dificuldade que trabalhadores passam por causa das " classes sociais" .
    portanto ressalto que que a classe social só existirá no sentido forte do termo, isto é como deve ter organizado e ativo, quando o antigonismo latente torna-se manifesto.
    continuo dizendo que o texto mostra a diferença entre as classes sociais , no trabalho , a diferença entre os proprietarios e os tarbalhadores.

    ResponderExcluir
  20. aluno;elias turma;manhâ 2ano;b
    O texto representa classi sócias que ocupa produto entre os proprietário e os produtores nas sociedades capitalista o operário pode preservar seu emprego ou aumento do seu salário, e eles fasia frente com os capitalista e o mesmo tempo concorrendo com os operário que trabalham em outras empresas.

    ResponderExcluir
  21. Para que a classe operária adquira uma existência ativa, é necessária a combinação de inúmeros fatores de ordem econômica, política e ideológica. Por isso a classe social só existirá no sentido forte do termo, isto é, como coletivo organizado e ativo, quando o antagonismo latente torna-se manifesto.

    ResponderExcluir