quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

DIREITOS E CIDADANIA.

            Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas. Ser cidadão é nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam. A cidadania deve ser divulgada através de instituições de ensino e meios de comunicação para o bem estar e desenvolvimento da nação.
            A cidadania consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar os mais velhos (assim como todas às outras pessoas), não destruir telefones públicos, saber dizer obrigado, desculpe, por favor e bom dia quando necessário... até saber lidar com o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças carentes e outros grandes problemas que enfrentamos em nosso país.
            A idéia de cidadania surgiu na Idade Antiga, após a Roma conquistar a Grécia (séc. V d.C.), se expandindo para o resto da Europa. Apenas homens (de maior) e proprietários de terras (desde que não fossem estrangeiros), eram cidadãos. Diminuindo assim a idéia de cidadania, já que mulheres, crianças, estrangeiros e escravos não eram considerados cidadãos.
            Na Idade Média (2ª era - séc. V até XV d.C.), surgiram na Europa, os feudos (ou fortalezas particulares). A idéia de cidadania se acaba, pois os proprietários dos feudos passaram a mandar em tudo, e os servos que habitavam os feudos não podiam participar de nada. Após a Idade Média, terminaram-se as invasões Bárbaras, terminando-se também os feudos, entrando assim, em uma grande crise. Os feudos se decompõem, formando cidades e depois países (Os Estados Nacionais).
            Entra a 3ª era (Idade Moderna - séc XV ao XVIII d.C). Os países formados após o desaparecimento dos feudos foram em conseqüência da união de dois grupos: o Rei e a Burguesia. O Rei mandava em tudo e tinha um grande poder, graças aos impostos que recebia. Com todo esse dinheiro nas mãos, o rei construía exércitos cada vez mais fortes, além de dar apoio político à Burguesia. Em conseqüência dessa união, a Burguesia ficava cada vez mais rica e era ela quem dava apoio econômico aos Reis (através dos impostos).
            Com o tempo, o Rei começou a atrapalhar a Burguesia, pois ele usava o poder para "sacaneá-la". A Burguesia ficava cada vez mais rica e independente, vendo o Rei como um perigo e um obstáculo ao seu progresso. Para acabar com o Absolutismo (poder total do Rei), foram realizadas cinco grandes revoluções burguesas: Revolução Industrial; Iluminismo (Revolução Filosófica); Revolução Francesa (A maior de todas); Independência dos Estados Unidos; Revolução Inglesa. Todas essas cinco revoluções tinham o mesmo objetivo: tirar o Rei do poder.
            Com o fim do Absolutismo, entra a Idade Contemporânea (séc. XVIII até os dias de hoje), surgindo um novo tipo de Estado, o Estado de Direito, que é uma grande característica do modelo atual. A principal característica do Estado de Direito é: "Todos tem direitos iguais perante a constituição", percebendo assim, uma grande mudança no conceito de cidadania. Por um lado, trata-se do mais avançado processo que a humanidade já conheceu, por outro lado, porém, surge o processo de exploração e dominação do capital.
             A burguesia precisava do povo e o convencia de que todos estavam contra o Rei e lutando pela igualdade, surgindo assim, as primeiras constituições (Estado feito a serviço da Burguesia). Acontece a grande contradição: cidadania X capitalismo. Cidadania é a participação de todos em busca de benefícios sociais e igualdade. Mas a sociedade capitalista se alimenta da pobreza. No capitalismo, a grande maioria não pode ter muito dinheiro, afinal, ser capitalista é ser um grande empresário (por exemplo). Se todos fossem capitalistas, o capitalismo acabaria, ninguém mais ia trabalhar, pois não existiriam mais operários (por exemplo). Começaram a ocorrer greves (pressão) contra os capitalistas por parte dos trabalhadores, que visavam uma vida melhor e sem exploração no trabalho.
             Da função de político, o homem passa para a função de consumidor, o que é alimentado de forma acentuada pela mídia. O homem que consome satisfaz as necessidades que outros impõem como necessárias para sua sobrevivência. Isso se mantém até os dias de hoje (idéia de consumo). Para mudar essas idéias, as pessoas devem criar seus próprios conceitos e a escola aparece como um fator fundamental.

15 comentários:

  1. O foco principal do texto é mostrar que em pequenos gestos;encontramos cidadania;desde de quando nós levantamos de uma cadeira de transporte público para cedermos á cadeira para um idoso ou deficiente;até uma simples conversa com jovens para informa-los de nossas metas e objetivos como seres humanos.O texto revela que cidadania acima de tudo é união e comunidade;de que para mantermos nossa rua,bairro e cidade limpas e agradável para se viver vai dá participação e empenho de todos!E quando todos estão focados e caminhando para o mesmo objetivo e ideal;as coisas realmente funcionam.Hoje a questão da cidadania é amplamente discutida e vem sendo implantada como modelo e exemplo padrão,buscando-se alcançar uma sociedade;justa,adequada com cidadãos conscientes de seus direitos.Podemos dizer que diferentes sentidos a palavra cidadania ocupa hoje para os brasileiros,assim como em outras época.Muitas pessoas desconhecem,mas a palavra foi construida pela sociedade e grupos e geral adquirido contornos inestimáveis do ponto de vista social no decorrer dos tempos. Maria das Graças Tomaz da Costa;Magisterio_noite

    ResponderExcluir
  2. ser cidadão e respeitar as pessoas e colaborar com a sociedade para uma melhoria de vida social e pessoal e lembramos das pessoas que precisam de nossa ajuda para fazemos parte da cidadania brasileira devemos preservar o nosso pais não destruir e sim construir respeita as pessoas como elas merece e saber mostrar o erro e tentar ajudar sem criticar

    ResponderExcluir
  3. direito e cidadania

    a cidadania consiste em varios fatores, são desde a um simples gesto de respeito com o proximo até ajudar a sociedade em decisões para beneficios a população.
    seu surgimento foi na idade antiga (século X d.c.) nessa epoca eram consideradas cidadaos apenas homens de maior e proprietarios de terras. mulheres crianças, estrageiros e escravos não se denominavam cidadãos.
    na idade média (2ª era - sec. V até XV d.c.) a ideia de cidadania se acaba, pois os proprietários dos feudos passaram a mandar em tudo, e os servos que o habitavam não podiam participar de nada. na 3ª era (idade moderna - sec. XV ao XVIII d.c.) os países formados após o desaparecimento dos feudos, foram resultados da união do rei e a burguesia.
    com o fim do absolutismo nasce a idade conteporanea (sec. XVIII até os dias de hoje) surgindo o estado de direito, sua principais caracteristica é: "Todos tem direitos iguais perate a constituição".

    cidadania é a participação de todos em busca de beneficios sociais e igualdades.

    Juliana, 3º ano "C" manhã

    ResponderExcluir
  4. quando ouvimos falar de cidadania logo nos recordamos dos direitos e deveres de um cidadão,mas a cidadania consiste no direito do cidadão,as importantes ações do cidadão não jogar lixo nas ruas,dar bom dia.a idéia de uma cidadania nasceu na antiga Grécia com a cidadania de Antenas a cidade "berço da cidadania".
    então podemos concluir que nem todos tinham direito de ser cidadão mas hoje todos temos direitos iguais.

    ResponderExcluir
  5. o texto revela que cidadania a cima de tudo e união e comunidade.mostra que em pequenos gestos encontramos cidadania cidadania e a participação de beneficios e igualdade.
    ser cidadão e respeitar as pessoas e colaborar com a sociedade,respeitar e participar das decisoes para a melhoria de vida das pessoas.

    ALUNA:Kaline da luz mendes de oliveira 3°ano "C"

    ResponderExcluir
  6. suane celi gomes de souza 3° c
    Eu entedi que em seu sentido amplo, cidadania constitui o fundamento da primordial finalidade do Estado democrático de direito, que é possibilitar aos indivíduos habitantes de um país seu pleno desenvolvimento através do alcance de uma igual dignidade social e econômica.
    O conceito amplo de cidadania está conectado e conjugado, porque encontra aí seus princípios básicos estruturantes, aos conceitos de democracia e de igualdades
    Assim considerados, sob a luz do entendimento da cooperação e da solidariedade entre os homens, os direitos fundamentais designam, portanto, direitos que se erguem constantemente diante do poder estatal, limitando a ação do Estado. Por isso, pode-se afirmar que os direitos fundamentais têm como fonte a vontade soberana de cada povo, quando transportada a questão para o âmbito interno de cada país.

    ResponderExcluir
  7. aluna: cristiana martins lucas 3°c

    A cidadania é o direito a ter direitos, pois a igualdade em dignidade e direitos dos seres humanos não é um dado. É um construído da convivência coletiva, que requer o acesso ao espaço público. É este acesso ao espaço público que permite a construção de um mundo comum através do processo de asserção dos direitos humanos.

    ResponderExcluir
  8. ser cidadão e todo aquele que respeita as regras proposta pela sociedade? ou e aquele que e educado com o proximo? es a questão...na minha opinião ser cidadão e respeitar o proximo,comandar a si mesmo e não deixar que lhe o comandem,ser responsaveis pelos seus atos e etc.direito e apenas um conseito que existe na sociedade para impor ordem no lugar onde se vive.porem muitos direitos não e posto para a sociedade por exemplo: "o direito de todo o cidadão ter agua encanda em sua casa" esse direito e proposto pela justiça que todo ser humano deve obter agua encanada em sua residencia mas que muitos governates não a obdeçem por isso a uma desordem com esses direitos.

    ALUNO:Phernando emanuel pereira de souza SERIE=3 ano C

    ResponderExcluir
  9. Cidadania é todos os direitos e deveres de um cidadão as leis que existe hoje nos país são de extremo respeito, para que uma país seja bem organizado precisa de leis.A cidadania é um dos conjuntos de leis que existe para que seja cumprido abundantemente.O direito de ser cidadão é de todos porém cada qual deve respeitar seu local de vida.Para sermos respeitados no cotidiano devemos tomar conclusões que cabe a cada um.Ter a cidadania é direito que todos,pois cada um tem o livre arbítrio de ser um cidadão de bem.

    ResponderExcluir
  10. Ser cidadão consiste em muitos fatores, o texto é bem claro nesse sentido, devemos respeitar as leis,da mais simples como não jogar lixo na rua até as mas severas como não matar.
    Devemos respeitar o próximo,como respeitamos a nós mesmos.
    A cidadania deve ser acima de tudo uma união em comunidade, assim teremos respeito e paz entre os seres humanos. (RAINE 4ªANO MAGISTERIO NOITE)

    ResponderExcluir
  11. Selma 3º manha

    Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhor suas vidas e a outras pessoas. A cidadania deve ser divulgada através de instituições de ensino e meios de comunicação para o bem estar e desenvolvimento da nação.
    A cidadania consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não destruir telefones públicos, saber dizer obrigado, desculpa, por favor, bom dia, quando necessário até lidar com o abandono e a inclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças carentes é outro grande problema que enfrentamos em nosso país.

    Selma 3º manha

    ResponderExcluir
  12. a ideia da cidadania surgiu a idade antiga após a roma conquistar a grecia . mas ser cidadão é muito simples , pois a cidadania consiste desde o fato de não jogar papel na rua ,respeitar os mais velhos, dizer obrigado,perdoar que é o mais dificil e assim por diante isso e muito mais é ser cidadão.
    devemos mesmo é agir de acordo com a nossa consciência conforme os valores eticos e morais, pois eu digo : não estamos sozinhos no mundo e tudo aquilo que não queremos para nós também não devemos fazer á outras pessoas . aprender a conviver é essencial para a vida .

    anastácia

    ResponderExcluir
  13. A idéia de cidadania surgiu na Idade Antiga, após a Roma conquistar a Grécia (séc. V d.C.), se expandindo para o resto da Europa. A cidadania consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar os mais velhos,assim como todas às outras pessoas direito é possibilitar aos indivíduos habitantes de um país seu pleno desenvolvimento através do alcance de uma igual dignidade social e econômica.
    ALUNA= Maria josé costa 3°ano c

    ResponderExcluir
  14. O texto relata que ser cidadão é respeitar as decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas.Cidadão nunca se esquece das pessoas que mais necessitam. A cidadania deve ser divulgada através de instituições de ensino e meios de comunicação para o bem estar e desenvolvimento de nação.
    A cidadania tem seus deveres de não jogar papel nas ruas, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar os mais velhos(assim como todas as outras pessoa),não destruir telefones públicos, saber dizer obrigado, descupas, por favor e bom dia quando necessário...Até saber lidar com os abandonos e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças carentes e outros grandes problemas que enfrentamos em nosso pais.

    Aluna: Vanesca Alves do Nascimento 3 Ano 'C'

    ResponderExcluir
  15. Ser cidadão exige muitas funções respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar sua vida e a de outras pessoas,e também consiste desde gestos simples aos maiores,é lidar com o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas,o direito das crianças carentes e outros grandes problemas que enfretamos em nosso país.
    O cidadão para ser bem exemplar não tem que jogar lixo nas ruas,respeitar as pessoas em geral saber lidar e conversar com todos por completo dizer obrigado,entre outros.Comprimenta-los com bom dia,boa tarde e boa noite quando necessário.
    E com isso posso concluir que os "direitos da cidadania" é um conjunto de funções em que devemos seguir pois,assim nós ajudamos e somos ajudados e nos realizamos independentemente do que seja pessoas,lugares,trabalhos e futuramente conseguiremos um mundo melhor.
    Aluna:Jailma Fernades do Nascimento Série:3 ano C Manha

    ResponderExcluir