segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O NASCIMENTO DA FILOSOFIA E O FIM DO MITO.

A grande pergunta que fazemos, quando iniciamos o estudo da filosofia como ciência é: "toda ciência tem a sua origem, qual a origem da filosofia?" A filosofia vem surgir da ruptura sobre os antigos mitos gregos. Esse desligamento não se deu de forma radical, de maneira gradual. Visto isto, emergem dúvidas, tais quais: "do que se tratava o mito?" e "para quê servia o mito?" Inobstante, o mito é a narrativa sobre a origem de alguma coisa - Os astros, os deuses, a alegria, a tristeza etc - os quais eram tidos como reais. Essas estórias eram narradas por poetas para um grupo de ouvintes que as recebiam como sendo verdadeira. Os gregos acreditavam muito na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador. Hoje, você diria que eram mentiras, contudo, plasme, imagine em épocas pretéritas, quando criança e seus avós lhe diziam: "não saia a rua, pois existe o bicho papão e vai comer você." Você, criança, acreditava nessas, fantásticas, estórias. Mesmo que a interrogasse que viu o bicho papão lhe diria que foi o filho da vizinha da prima tal que aconteceu isso, assim a estória teria a autoridade e fundamentos necessários para ser, realmente, autêntica. Desta forma, o mito é incontestável e inquestionável.

São três formas, principais, utilizadas pelo mito para narrar a origem do mundo e de tudo o que nele existe, vejamos: 1) Encontrar o pai e a mãe das coisas e dos seres, desta feita, trago à tona, observando que as pessoas apaixonadas estão sempre cheias de ansiedade e de plenitude, inventam mil expedientes para estar com a pessoa amada ou para seduzi-la e também serem amadas, o mito narra a origem do amor, isto é, o nascimento do deus Eros, exemplo extraído do Banquete 203a, de Platão: "Quando nasceu Afrodite, banqueteavam-se os deuses, e entre os demais se encontrava também o filho de Prudência, Recurso. Depois que acabaram de jantar, veio para esmolar do festim a Pobreza, e ficou na porta. Ora, Recurso, embriagado com o néctar - pois o vinho ainda não havia - penetrou o jardim de Zeus e, pesado, adormeceu. Pobreza então, tramando em sua falta de recurso engendrar um filho de Recurso, deita-se ao seu lado e pronto concebe o Amor. Eis por que ficou companheiro e servo de Afrodite o Amor, gerado em seu natalício, ao mesmo tempo que por natureza amante do belo, porque também Afrodite é bela. E por ser filho o Amor de Recurso e de Pobreza foi esta a condição em que ele ficou. Primeiramente ele é sempre pobre, e longe está de ser delicado e belo, como a maioria imagina, mas é duro, seco, descalço e sem lar, sempre por terra e sem forro, deitando-se ao desabrigo, às portas e nos caminhos, porque tem a natureza da mãe, sempre convivendo com a precisão. Segundo o pai, porém, ele é insidioso com o que é belo e bom, e corajoso, decidido e enérgico, caçador terrível, sempre a tecer maquinações, ávido de sabedoria e cheio de recursos, a filosofar por toda a vida, terrível mago, feiticeiro, sofista: e nem imortal é a sua natureza nem mortal, e no mesmo dia ora ele germina e vive, quando enriquece; ora morre e de novo ressuscita, graças à natureza do pai; e o que consegue sempre lhe escapa, de modo que nem empobrece o Amor nem enriquece, assim como também está no meio da sabedoria e da ignorância. Eis com efeito o que se dá"; 2) Rivalidade ou uma aliança entre os deuses faz surgir alguma coisa no mundo. Nesse caso, o mito narra ou uma guerra entre forças divinas ou uma aliança entre elas para provocar alguma coisa no mundo dos homens, exemplo, o poeta Homero, na Ilíada, epopeia que narra a guerra de Tróia, este guerra, causada pela rivalidade entre as deuses; 3) Recompensas ou castigos que os deuses dão a quem lhes obedece ou a quem lhes desobedece. Exemplo: Os deuses fizeram uma mulher encantadora, Pandora, a quem foi entregue uma caixa que conteria coisas maravilhosas, mas que nunca deveria ser aberta. Pandora foi enviada aos humanos e, cheia de curiosidade e querendo dar a eles as maravilhas, abriu a caixa. Dela saíram todas as desgraças, doenças, pestes, guerras e, sobretudo, a morte. Explica-se, assim, a origem dos males do mundo.

Assim, quais  são as diferenças entre filosofia e mito? Podemos apontar três como as mais importantes: 1) O mito pretendia narrar como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, longínquo e fabuloso. A filosofia, ao contrário, preocupa-se em explicar como e por que, no passado, no presente e no futuro (isto é, na totalidade do tempo), as coisas são como são; 2) O mito narrava a origem através de genealogias e rivalidades ou alianças entre forças divinas sobrenaturais e personalizadas, enquanto a filosofia, ao contrário, explica a produção natural das coisas por elementos e causas naturais e impessoais; 3) O mito não se importava com contradições, com o fabuloso e o incompreensível. A filosofia, ao contrário, não admite contradições, fabulação e coisas incompreensíveis, mas exige que a explicação seja coerente, lógica e racional.



MITO E FILOSOFIA
Humberto Zanardo Petrelli, com Adaptações.



50 comentários:

  1. MEU NOME E VINICIUS DA SILVA FLORENCIO E ESTUDO NO COLEGIO FRANCISCO PESSOA DE BRITO NO 1º ANO A DO ENSINO MEDIO

    PROFESSOR: EU ENTENDI QUI CADA ESPECIALIDADE DA CIENCIA TEM A SUA ORIGEM. PRINCIPALMENTE A DA FILOSOFIA. E QUE A FILOSOFIA VEM SURGI DE VARIAS MANIRAS VEM SURGI DA RUPTURAS DOS ANTIGOS MITOS GREGOS. MITO SIGNIFICA NARRATIVA DE ORIGEM DE ALGUMA COISA. ESSAS HISTÓRIAS E RAM NARRADAS POR POETAS QUE NAQUELE TEMPO ACREDITAVAM EM MITOS. E ELES CONFIAVAM MUITOS NA AUTORIDADE E CONFIABILIDADE DA HISTÓRIA DO NARRADOR. HOJE VOCÊ NÃO VEM A ACREDITAS NESSES MITOS PORQUE AQUELE TEMPO ERA O TEMPO DO PRETERITO. BOM E QUE A FILOSOFIA NÃO ADMITE CONTRADIÇÕES FABULAÇÕES E COISAS INCONPREENSIVEIS. MAS EXIGE QUE AS EXPLICAÇOES SEJA COERENTE LÓGICA.E RACIONAL;. E S ALIANÇAS ENTRE OS DEUSES FEZ SURGI ALGUMA COISA NO MUNDO NESSE CASO O MITO NARRA VARIAS COISAS PRINCIPAMENTE UMA GUERRA ENTRE FORÇAS DIVINAS OU UMA ALIANÇA ENTRE ELAS PARA PROVOCAR ALGUMA COISA NO MUNDO DOS HOMENS,POR EXEMPLO O POETA HOMERO QUE NARRA A GUERRA DE TROIA. E ESTÁ GUERRA FOI CAUSADA PELA RIVALIDADE ENTRE OS DEUSES. O MITO NARRAVA A ORIGEM ATRAVÉS DE GENEALOGIAS OU RIVALIDADE ENTRE FORÇAS DIVINAS OU RIVALIDADE. OU ALIANÇA ENTRE AS FOÇAS. FIM EU ENTENDI ISSO DO TEXTO QUE ,MOSTRA COMO ERA O MITO E COMO E HOJE O ESTUDO DA FILOSOFIA

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, a filosofia surge dessa ruptura, entre o imaginário, não real, e a razão, neste caso, explicação a partir de elementos presentes. Parabéns, 7.8

    ResponderExcluir
  4. SOU: CAMILA SOARES ALUNA DO 1º ANO 'A'

    O QUE DEU PRA ENTENDER É QUE A FILOSOFIA TAMBÉM TEM SUA ORIGEM ASSIM COMO QUALQUER OUTRA ESPECIALIDADE DA CIÊNCIA.
    A FILOSOFIA VEM SURGIR DE VÁRIAS MANEIRAS,PRINCIPALMENTE DA RUPTURA SOBRE OS ANTIGOS MITOS GREGOS. O MITO É A NARRATIVA SOBRE A ORIGEM DE ALGUMA COISA OS QUAIS ERAM TIDOS COMO REAIS. ESSAS HISTÓRIAS ERAM NARRADAS POR POETAS QUE NAQUELE TEMPO ACREDITAVA EM MITOS.
    ESSAS ESTÓRIAS DO PASSADO É UMA DAS PRINCIPAIS FUNÇÕES QUE FAZ COM QUE A FILOSOFIA CRESÇA CADA VEZ MAIS. POIS A PREOCUPA-SE EM EXPLICAR COM I POR QUE NO PASSADO,NO PRESENTE E NO FUTURO, AS COISAS SÃO COMO SÃO, PROCURA TAMBÉM EXPLICAR A PRODUÇÃO NATURAL DAS COISAS POR ELEMENTOS E CAUSAS NATURAIS E IMPESSOAIS, APESAR DE TAMBÉM NÃO ADMITIR CONTRADIÇÕES,FABULAÇÃO E COISAS IMCOMPREESÍVEIS, MAIS EXIGE QUE A EXPLICAÇÃO SEJA COERENTE, LÓGICA E RACIONAL.

    ResponderExcluir
  5. Algumas pessoas perguntam sera que os mitos são realmente verdadeiros?
    Na minha opnião alguns são verdadeiros mas já outros não, porque na realidade eu não tenho conhecimento de todas as historias que o mito se enclui.
    encontrar o pai e a mãe das coisas e dos seres,destas feitas trago á tona que as pessoas apaixonadas vivem cheias de ansiedades e de plenitudes e enventam varios expedientes para estár com apessoa amada e pra seduzi-la e serem amadas,o mito narra a origem do amor,isto é,o nascimento do deus Eros.
    essas são as três formas mais utilizadas pelo mito para narrar a origem do mundo e de tudo que nele existem.isso foi oque eu entendi.

    ResponderExcluir
  6. SOU Maria da Luz pereira dos santos do 1 Ano B.

    Bom Professor,eu entendi que o mito vem um pouco ate mesmo do passado,e a filosofia como diz ate mesmo no começo do texto `TODA CIENÇIA TEM SUA ORIGEM´,a da filosofia surgio ate de tal modo do MITO.
    Como no texto o mito nao se importa com contradiçoes e a filosofia sim se importa com contradiçoes,isso da pra entender que as duas soan diferentees mais a filosofias vem ha existir por causa do mito gregos.BOM PROFESSOR ISSO FOI O QUE EU ENTENDI.

    ResponderExcluir
  7. Oi,Pro td bem sou Francines Candido Alves,1 ano B.
    Pra mim a diferença do mito e da filosofia é que o mito ele na maioria das vezes é mentira já a filosofia nao ela é bem realista fala dos ante pasados e faz questao que seja tudo bem explicado ao contrario do mito.O mito geralmente surgi a traves dos pais para fazer medo aos seus filhos,tipo o bicho papao,velho do saco e entre muitos outros,alguas crianças acreditam tanto que dizem ver ou sonhar com eles a parti dai que surgiu o mito.
    Que sempre nós confudimos,será que é ou nao uma grande mentira?
    Bom eu nao sei,mais sei que a filosofia só surgiu por causa dos mitos,né?
    Essa é a minha opiniao.

    ResponderExcluir
  8. Sou:José Joaquim De Olivrira Neto. 1 ano "C" Escola:francisco pessoa de brito. Eu entendi que o filosofia vem do mito,por quê as historias eram feitas por poetas que entregavam para um grupo de ouvintes que recebiam como verdadeira.O mito narra a origem do mundo que ja vieram dos nossos antepassados que contam ate hoje historias que não são verdadeiras,como podemos ver no inicio do texto. O mito narra também algumas paixões e o amor,Já a filosofia não aceita contradições incompreensíveis mas exige que todas as explicações,Sejam coerente,lógica e racional.A filosofia explica também uma produção natural por elementos e causas naturais da história.

    ResponderExcluir
  9. ALUNA: ELIZABETE ANDRADE SOUZA

    "O nascimento da filosofia e o fim do mito"

    Onascimento da filosofia pode ser comprendido como o surgimento de uma nova ordem de pensamento,complementar ao mito,que era a forma de pensar dos Gregos. Deu-se no final do século VII A.C,na Grécia. antes da filosofia, mitos assim, a natureza era simplesmente considerada como algo divino. apesar de sócrates ser um grande e destacado estudioso da filosofia, Tales de Mileto é o filosofo que originou tal arte.
    O fim do mito remete o homem em busca de uma nova segurança e nesta busca o homem encontra a filosofia.

    ResponderExcluir
  10. Se considerarmos que há muito tempo como antagônicos, o mito e filosofia protagonizam atualmente uma reconciliação. Desde os primórdios, a Filosofia, busca do saber, é entendida como um discurso racional, que surgiu para se contrapor ao modelo mítico desenvolvido na Grécia Antiga, e que serviu como base de sua educação. A palavra mito é grega e significa contar, narrar algo para alguém que reconhece o proferidor do discurso. como autoridade sobre aquilo que foi dito.

    João Pedro 1º A

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Sou: Artur Antunes 1° ano (a)
    Eu entendi q a filosofia vem surgi de varias maneiras principalmente da ruptura dos antigos mitos gregos.O mito é a narrativa de algumas coisas que eram ditas como reais, mas não se sabe se eram reais ou não, Como no texto o mito não se importa com as contradições, já a filosofia se importa com contradições,isso da pra entender que as duas são diferentes mais a filosofias vem ha existir por causa do mito gregos. A filosofia preocupa-se em explicar como e por que no passado, no presente e no futuro as coisas são como são.
    A pesar da filosofia não admitir CONTRADIÇÕES,FABULAÇÃO E COISAS IMCOMPREENSÍVEIS, mas exige que a explicação seja coerente,lógica e racional.

    6 de março de 2012 09:33

    ResponderExcluir
  13. ALUNA: JOCIELE DA CRUZ SILVA,O QUE DEU PRA ENTENDER É QUE A FILOSOFIA VEM DE ORIGEM GREGA POR EX:GRANDES MITO DA MITOLOGIA GREGA UM DOS GRANDES MITO ERA ZEUS O QUE ELE FALACE TODOS ACREDITAVAM SE ZEUS FALACE QUI IA CAIR TEMPESTADE TODOS ACREDITAVAM POR QUE ELE ERA O GRANDE DEUS SE FOCE HOJE EM DIA MUITOS NÃO ACREDITA CEM,UM DOS GRANDES RELATOS DA FILOSOFIA É MITO A FILOSOFIA RELATA O INACREDITÁVEL ISSO SIM É FILOSOFIA.

    ResponderExcluir
  14. Vandson Alves, 1°ano 'A'

    O Nascimento da Filosofia e o fim do mito

    Eu entendi que o nascimento da Filosofia pode ser compreendido como o surgimento de uma nova ordem do pensamento, complementar ao mito, que era a forma de pensar dos gregos. Tudo isso foi uma visão de mundo que se formou de um conjunto de narrativas contadas de geração em geração por séculos e que transmitiam aos jovens a experiência dos mais velhos. Como narrativas, os mitos falavam de deuses e semideuses (heróis) de outros tempos e, desse modo, misturavam a sabedoria e os procedimentos práticos do trabalho e da vida com a religião e as crenças mais antigas. A filosofia propriamente dita é fruto do espanto e da admiração. Por isso, a Filosofia é uma ciência que preocupa-se com a totalidade, ou seja, sua pretensão é não aceitar passivamente as imposições do mundo sem antes investigá-las e questioná-las e também é importante que cada indivíduo assuma uma atitude filosófica e se coloque a pensar e refletir sobre tudo o que norteia a sua existência, não apenas tendo em vista formular respostas ou explicações, mas pelo próprio prazer de indagar-se.

    ResponderExcluir
  15. Sou:Pedro Bentto 1ºano "C"

    'O Nascimento da Filosofia e o Fim do Mito'


    A filosofia vem surgir de rupturas sobre os antigos mitos gregos. Mito é a narrativa sobre alguma coisa, por exemplo:os astros,os deuses,a alegria,a tristeza e etc, os quais eram tidos como reais.
    Entre a filosofia e o mito existe diferença, o mito é estoria que vem de geração em geração alem de ser incontestável e inquestionável, já a filosofia tem o objetivo de tentar esclarecer como as coisas acontece no decorrer do tempo. A filosofia não admite contradições,fabulação e coisas incompreensíveis,mas exige que a explicação seja coerente,lógica e racional.

    ResponderExcluir
  16. Dayanne vieira de brito 1anob
    Na realidade filosófica,não se admite contradições,fabulções e coisas incompreensiveis,mas exige que a explicação seja coerente,lÒgica e racional.Nesse aspecto há uma grande diferença entre o mito e a filosofia. A filosofia procura explicar a realidade das coisas, sejam no passado ou no futuro.
    Um dos assuntos mais abordados no mito é a naração do amor,guerra entre forças divinas ou alianças entre elas, os deuses,a alegria, a tristeza etc.
    O mito tam bém á muita queatão de dúvidas que hoje com a filosofia temos certeza que tudo aquilo não passava de uma grande fantasia.
    Com o nascimento da flosofia o mito vai perdendo espaço na sociedade e o pensamento filosófico vai ganhando terreno, seja para explicar a produção natural das coisas ou para dar sentido as causas impessoais.

    ResponderExcluir
  17. A filosofia nasceu realizando uma transformação gradual sobre os antigos mitos gregos ou nasceu por uma ruptura radical com os mitos?
    Mas, o que é um mito?

    Um mito é uma narrativa sobre a origem de alguma coisa (origem dos astros, da Terra, dos homens, das plantas, dos animais, do fogo, da água, dos ventos, do bem e do mal, da saúde e da doença, da morte, dos instrumentos de trabalho, das raças, das guerras, do poder, etc.).

    A palavra mito vem do grego , e deriva de dois verbos: do verbo (contar, narrar, falar alguma coisa para os outros) e do verbo(conversar, contar, anunciar, nomear, designar). Para os gregos, mito é um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem como verdadeira a narrativa, porque confiam naquele que narra; é uma narrativa feita em público, baseada, portanto, na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador. E essa autoridade vem do fato de que ele ou testemunhou diretamente o que está narrando ou recebeu a narrativa de quem testemunhou os acontecimentos narrados.

    Aluno: Adailson
    Turno: Noite 1º Ano B EJA

    ResponderExcluir
  18. JOALISSOM CÂNDIDO ALVES 1ºB MANHÃ

    O NASCIMENTO DA FILOSOFIA EO FIM DO MITO.

    EU ENTENDI QUE,TODA CIÊNCIA TEM SUA ORIGEM E QUE O ESTUDO DA FILOSOFIA VISA AMPLIAR INCENSSANTEMENTE A COMPREENSÃO DA REALIDADE NO SENTIDO DE APREENDÊ-LA NA SUA INTEIREZA,QUE ENVOLVE A RAZÃO E A SABEDORIA E QUE A FILOSOFIA SURGIU ATRAVÉS DOS MITOS.

    O MITO É UM RELATO SOBRE SERES E ACONTECIMENTOS IMAGINÁRIOS,QUE FALA DOS PRIMEIROS TEMPOS OU DE ÉPOCAS HERÓICAS IDEIA FALSA,QUE DISTORCE A REALIDADE OU NÃO CORRESPONDE Á ELA.
    O MITO SERVIA PARA COM QUE OS POETAS NARRASSEM ESTÓRIAS PARA UM GRUPO DE OUVINTES QUE ACREDITAVAM QUE AS ESTÓRIAS ERAM VERDADEIRAS,E QUE OS GREGOS ACREDITAVAM NA AUTORIDADE E CONFIABILIDADE DO NARRADOR.

    EXISTEM DIFERENÇAS ENTRE MITO E FILOSOFIA.
    O MITO PRETENDIA EXPLICAR O QUE ACONTECIA NO PASSADO,NARRATIVAS DE ALGUMA COISA OS QUAIS ERAM TIDOS COMO REAIS.
    A FILOSOFIA AO CONTRÁRIO DO MITO TENTA EXPLICAR O ATUAL PORQUE AS COISAS SÃO E COMO SÃO.

    ResponderExcluir
  19. entendi que o nascimento da Filosofia pode ser compreendido como o surgimento de uma nova ordem do pensamento, complementar ao mito, que era a forma de pensar dos gregos. Tudo isso foi uma visão de mundo que se formou de um conjunto de narrativas contadas de geração em geração por séculos e que transmitiam aos jovens a experiência dos mais velhos.mito é um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem como verdadeira a narrativa, porque confiam naquele que narra; é uma narrativa feita em público, baseada, portanto, na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador. E essa autoridade vem do fato de que ele ou testemunhou diretamente o que está narrando ou recebeu a narrativa de quem testemunhou os acontecimentos narrados.
    Foi o que entendi.
    MAYARA JUSTINO DE SOUZA
    1 ANO C

    ResponderExcluir
  20. "Nascimento da filosofia o fim do mito

    O nascimento da filosofia se deu através da compreensão do
    mundo a partir de fundamentos baseados na racionalidade,na lógica, e não em mitos. A filsofia nasceu pra questionar tudo aquilo que é dado como certo,como se fosse a única verdade.
    Pela interpretação tradicional da História da Filosofia, somos persuadidos a crer que a Filosofia emerge entre os Gregos por uma ruptura com o Mito.

    Aluno: Alexsando Monteir0 Alexandrino
    turno: noite 1°ano B eja

    ResponderExcluir
  21. EDUARDA LUNA DOS SANTOS 1ºB MANHÃ

    CONCLUI-SE DESTE CONTEÚDO LIDO QUE,A FILOSOFIA DESDE O SEU PRINCÍPIO JÁ ERA USADA PARA COMPREENDER AS RAZÕES DA REALIDADE.A FILOSOFIA VEIO ROMPER O INQUESTIONÁVEL DOS FATORES HISTÓRICOS ORGANIZADOS DO MITO PARA DAR ESPAÇO AOS PENSAMENTOS OU OPINIÕES ANALÍSTICAS.
    O MITO SE RESUMIA NAS COISAS CONSIDERADAS IMAGINÁRIAS,ISTO É,QUE NA ANTIGUIDADE GREGA SERVIA PARA AS EXPLICAÇÕES DE COMO O MUNDO SE MODIFICAVA,A MITOLOGIA NÃO SE IMPORTA COM AS CONTRADIÇÕES EXISTENTES EM SEU PENSAR.
    A FILOSOFIA EM SI,É UM MÉTODO SURGIDO PARA EXPLICAR AS NECESSIDADES HUMANAS TANTO MATERIAIS QUANTO ESPIRITUAIS,EXIGINDO UMA COESÃO LÓGICA.
    POR ISSO A FILOSOFIA E O MITO CAMINHAM SEPARADAMENTE E SÓ SE CRUZAM NAS DISCORDÂNCIAS.

    ResponderExcluir
  22. ALUNA:ANDRIELE FERNANDES DE SOUZA. 1° ANO 'C' MANHÃ.
    A filosofia é a arte que busca incessantemente explicações para que a realidade seja compreendida de forma que tais explicações sejam racionais. Tal arte nasceu a partir do descontentamento de algumas pessoas em relação às explicações dadas através de mitos que relacionavam todas as coisas à reação de deuses.
    Um mito é uma narrativa sobre a origem de alguma coisa (origem dos astros, da Terra, dos homens, das plantas, dos animais, do fogo, da água, dos ventos, do bem e e do mal
    A narração da origem é, assim, uma genealogia, isto é, narrativa da geração dos seres, das coisas, das qualidades, por outros seres, que são seus pais ou antepassados.
    Encontrando uma rivalidade ou uma aliança entre os deuses que faz surgir alguma coisa no mundo. Nesse caso, o mito narra ou uma guerra entre forças divinas ou uma aliança entre elas para provocar alguma coisa no mundo dos homens.

    ResponderExcluir
  23. Sou Fabiano do 1º ano "A"(Manhã)
    A filosofia vem surgir da ruptura em relação aos itos gregos.O mito é a narrativa de algo, sendo ele dito como reais ou não.Como relatado no texto o mito não se impota com as contradições, diferente da Filosofia que traz a tona a importância do mesmo. Através do texto da para presenciar um desses mitos, como a Guerra de Troia, narrada pelo poeta Homero que fala das alianças entre deuses, e que faz surgir uma guerra entre forças divinas ou uma aliança entre as mesmas. No entanto, o mito proporciona ao ser humano a curiosidade dos fatos, de que o que se foi dito é verdade ou não. Dai surge a Filosofia para dar essa explicação. Isso foio que eu entendi.

    ResponderExcluir
  24. Sou: Valda Ligia Justino Mauricio do 1º ano “A”

    Eu entendi que toda ciência tem sua origem, como também a filosofia. A filosofia vem surgir da ruptura sobre os antigos mitos gregos. Inobstante o mito é a narrativa sobre a origem de alguma coisa. Desta forma o mito é incontestável e inquestionável.
    Podemos apontar três diferenças mais importantes entre filosofia e mito: 1) O mito pretendia narrar como as coisa eram ou tinham sido no passado imemorial, longínquo e fabuloso. A filosofia, ao contrário, preocupa-se em explicar na totalidade do tempo como e por que as coisas são como são; 2) O mito narrava a origem através de genealogias e rivalidade, enquanto a filosofia, explica a produção natural das coisa por elementos e causas naturais e impessoais; 3) O mito não se importava com contradições, com o fabuloso e o incompreensível. A filosofia, ao contrário, não admite contradições, fabulação e coisas incompreensíveis, mas exige que a explicação seja coerente, lógica e racional.

    ResponderExcluir
  25. 1º ano “B” Gisleny Torquato Felix
    O texto nos mostra que a filosofia é como a ciência que tem sua origem, a filosofia surgiu da ruptura sobre os antigos mitos gregos.
    A filosofia se preocupa em explicar como e porque no passado, no presente e no futuro, ela não admite contradições e coisas incompreensíveis. Mais exige uma explicação coerente. O Mito por sua vez trazia varias duvidas, o mito é a narrativa parar origem de coisas como os outros deuses, mudanças de humor e etc...
    As pessoas de antigamente (os gregos) acreditavam muito em mitos, hoje elas acham que é mentira. Você quando criança acredita em mitos quando cresce não mais.

    ResponderExcluir
  26. 1º ano ” B” Eduarda Pontes do Nascimento
    Como lemos no texto a filosofia surgiu através de um rompimento que já da uma ideia que é mito não se importa com a origem, mas sim com historia narrada sem ter a certeza se é ou não verdade.
    Já a filosofia quer descobrir sua origem verdadeira uma explicação para tudo que seja coerente lógica e racional

    ResponderExcluir
  27. Aluna: Juliana Dantas Santos do 1º ano "A"

    A filosofia vem surgir da ruptura sobre os antigos mitos gregos. O mito é a narrativa sobre a origem de alguma coisa. Essas estórias eram narradas por poetas para um grupo de ouvintes que as recebiam como sendo verdadeira.
    O mito é incontestável e inquestionável. Existem várias diferenças entre a filosofia e o mito, podemos apontar três mais importantes: O mito pretendia narrar como as coisas eram ou tinham sido no passado, já a filosofia, ao contrário, preocupa-se em explicar como e por que, no passado, no presente e no futuro as coisas são como são. O mito narrava a origem através de genealogias e rivalidades ou alianças entre forças. Enquanto a filosofia, ao contrário explica a produção natural das coisas por elementos e causas naturais e impessoais; O mito não se importava com contradições, com o fabuloso e o incompreensível. Já a filosofia não admite contradições, fabulação e coisas incompreensíveis, mas exige que a explicação seja coerente e lógica.

    ResponderExcluir
  28. Raquel Cipriano da Silva, 1º ano “A” normal

    Como narrativas, os mitos falavam de deuses e semideuses (heróis) de outros tempos e, desse modo, misturavam a sabedoria e as práticas dos trabalhos e da vida com a religião e as crenças mais antigas. Os mitos são enfocados a partir de uma religião politeísta, sem doutrina revelada, isto é um sistema religioso sem corpo sacerdotal e sem livro sagrado apenas concentrada na tradição oral.

    ResponderExcluir
  29. Sou Maynara do 1º "A"
    Professor eu entendi que a filosofia vem a surgir da ruptura sobre os antigos gregos, onde eles [os gregos] acreditavam muito na autoridade e confiabilidade das pessoas do narrador.
    E que toda ciência tem sua origem, assim também como a filosofia. A diferença entre os mitos e a filosofia é que: o mito pretendia narra as coisas no passado.
    E a filosofia ao contrário preocupa-se em explicar como e por que no passado.

    ResponderExcluir
  30. diferença entre a filosofia e o mito é:O mito se interessava por coisas da qual aconteceu, a muitos tempos ,coisas passadas que ,mesmo não sendo veridicas deixava suspence. Já a Filosofia, narra e interessa as histórias que acontecem, ou já aconteceu,ou que vão acontecer, e procura fatos reais para mostrar sua narração.

    Izabel Cristina De Melo Medeiros;1º "C" turno manhã

    ResponderExcluir
  31. Foi necessário que surgisse a filosofia para explicar com veracidade o que o mito explicava com historias não verdadeiras; inquestionáveis; mas, que não tinham fundamentos nem bases verdadeiras.os gregos,por ex. utilizavam-se muito dos mitos para explicar os fenômenos da natureza ... a filosofia procura ser coerente em suas afirmações e não admite ser contestada.


    1º eja b noite denis isrrael de souza

    ResponderExcluir
  32. Mayara Ribeiro 1º "B" (manhã)
    O mito é a narrativa sobre alguma coisa,cuja ideia se tem como verdadeira até que se prove o contrário. Assim o mito é incontestável e inquestionável, mas será que os mitos estão com os dias contados? Com o surgimento da filosofia, onde as pessoas cada vez mais, procuram uma explicação coerente e consisa, o mito vai perdendo espaço.
    Nos exemplos colocado no texto sobre a mitologia, é visível que o modelo encontra-se com diversos pontos, os quais depois perdem sentido, isto é, sofrem transformações.Nesse sentido, o mito leva as pessoas uma ideia de verdade, mas que depois pode não ser verdadeiro.

    ResponderExcluir
  33. Cristiano Lopes 1º "A" (manhã)
    A filosofia surgiu da ruptura sobre os antigos mitos gregos. Mito significa narrativa de origem de alguma coisa, como quais eram tidas como reais, um exemplo citado no texto é o nascimento do deus Eros e tambem a Guerra de Troia relatando aliança entre deuses. Essas estorias eram narradas por poetas que naquele tempo acreditavam em mitos. Como fala no texto o mito não se importa com contradições diferente da filosofia que estuda a importância dos mitos. Por isso que surgiu a filosofia para explicar a história do mito.

    ResponderExcluir
  34. Juliana da Silva Santos 1º "A" (manhã)

    ao ler o texto o mesmo define o mito como a narrativa sobre a origem de alguma coisa , sendo elas ditas como verdade ou nao e , a filosofia veio surgir da ruptura sobre os antigos mitos gregos.

    Como narrativa os mitos referiam-se geralmente a deus e semideuses(tambem conhecidoos como herois) , misturando praticas dos trabalhos , a sabedoria da vida com religiao e crenças antigas
    essas estorias do passado e uma das principais funções que faz com que a filosofia cresça cada vez mais.
    A filosofiia veio surgir para explicar as estorias narradas pelos mitos trazendo-nos a verdade,pois a filosofia não aceita contradições imcompreensiveis , exigindo todas as explições que sejam coerente , logica e racional e tambem pra que possamos aprimorar cada vez mais ao estudo da filosofia.

    ResponderExcluir
  35. MARIA ALVES 1 ANO'A' (MANHÃ)

    A FILOSOFIA É UMA APAIXONANTE ORIGEM QUE ESTUDA A RUPTURA SOBRE OS ANTIGOS MITOS GREGOS QUE DESPERTA EM NÓS A CURIOSIDADE, E QUE ESSAS FANTÁSTICAS HISTÓRIAS ERAM NARRADAS POR POETAS PARA UM GRUPO DE OUVINTES, E QUE OS GREGOS ACREDITAVAM MUITO NA AUTORIDADE E CONFIABILIDADE DA PESSOA DO NARRADOR,E QUE NOSSOS ANTIGOS FAMILIARES CONTAVAM HISTÓRIAS QUE HOJE NÃO ACREDITAMOS,COMO: O HOMEM DO SACO E O PAPA-FIGO E VÁRIOS OUTROS,EM QUE ESSAS INVENÇÕES NA NOSSA INFANCIA ACREDITÁVAMOS, E DESTA FORMA É UM MITO INCONTESTÁVEL E INQUESTIONÁVEL.
    O MAIS IMPORTANTE DA FILOSOFIA É QUE ELA NÃO ADMITE CONTRADIÇÕES.

    ResponderExcluir
  36. Edna Lúcia Silva Vieira - 1º Ano "A" - Magistério


    O texto nos faz pensar sobre a origem da filosofia, mostrando sua relação com os mitos, não apenas apontando as diferenças entre um e outro, mas indicando uma possível “evolução” de pensamentos.

    Quando se diz que a filosofia surgiu de uma ruptura sobre os mitos, isso faz referência às diferentes explicações possíveis que a filosofia oferece sobre as questões discutidas no cotidiano, diferentemente dos mitos, que apresentam uma única explicação. Além disso, o conteúdo de um mito não é colocado em dúvida, ou seja, ele não é questionado, isso devido a autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador, já a filosofia não aceita isso e desenvolve a narrativa ao ponto de fazer as pessoas pararem para pensar e discutirem sobre o assunto.

    O mito se utiliza de 3 componentes para narrar a origem do mundo e de tudo, são eles: encontrar o pai e a mãe das coisas e dos seres; mostrar uma aliança ou rivalidade entre deuses para explicar o surgimento de algo no mundo; e por fim mostrar que ganhos e perdas são gerados a partir da obediência ou não aos deuses. Diferentemente da filosofia que não admite aquilo que está acima da natureza humana, contradições e a interferência de forças divinas nas explicações dos fenômenos.

    Assim, observa-se que o “pensar filosófico” não surgiu do nada, mas sim houve ao longo do tempo um processo que culminou com um novo jeito de pensar, porém sem deixar de lado certas estruturas de explicação, herdadas de um passado mítico. Como por exemplo, a união entre os opostos que explica fenômenos (vida e morte, presente em tudo que vive).

    ResponderExcluir
  37. José Valdevino de lima 1º ano A eja noite
    O nascimento da Filosofia é o surgimento de uma nova ordem do pensamento, quanto ao mito, era a forma de pensar dos gregos. Isso foi uma visão do mundo que formou-se de uma narrativas contadas de geração em geração. Os mitos falavam de deuses e semideuses (heróis) de outros tempos e, desse modo, misturavam a sabedoria e os procedimentos práticos do trabalho e da vida com a religião e as crenças mais antigas. A Filosofia é uma ciência que preocupa-se com a totalidade, ou seja, sua pretensão é não aceitar as imposições do mundo sem antes investigá-las e questioná-las.

    ResponderExcluir
  38. A filosofia vem surgir de rupturas sobre os antigos mitos gregos. Mito é a narrativa sobre alguma coisa, Os mitos falavam de deuses e semideuses (heróis) de outros tempos os quais eram tidos como reais.
    Entre a filosofia e o mito existe diferença, o mito é história que vem de geração em geração, já a filosofia tem o objetivo de tentar esclarecer como as coisas que acontecem no decorrer do tempo. A filosofia não admite contradições, fabulação e coisas incompreensíveis, mas exige que a explicação seja coerente, lógica e racional.

    ResponderExcluir
  39. aluna:Ana beatriz nunes de araujo
    serie:1 ano "a" tuRNO:MANHÃ
    A filosofia vem surgir de rupturas sobre os antigos mitos gregos. Mito é a narrativa sobre alguma coisa.EX:deuses,astros,alegrias,tristezas,montros marinhos,sereias,etc...
    E são tres formas principais de ultilizar pelos mitos
    1) encontrar o pai e a mãe dos seres
    2)rivalidade ou uma aliança entre os deuses faz surgir auguma coisa no mundo
    3)recompensa ou castigo, q os deuses,dão a quem lhe obedece ou a quem lhe desobedece.
    Entendi q a filosofia ao contrario preocupasse em explicar como e porque,no passado,no presente,e no futuro.
    Filosofia não adimite contradições,fabulações e coisas incompreensiveis.

    ResponderExcluir
  40. aluna:selma da silva batista
    serie:1 ano "a" turno manhã
    A filosofia vem surgir de rupturas sobre os antigos mitos gregos. Mito é a narrativa sobre alguma coisa.
    Entendi q a filosofia ao contrario preocupasse em explicar como e porque,no passado,no presente,e no futuro.
    Filosofia não adimite contradições,fabulações e coisas incompreensiveis.
    Essas estórias eram narradas por poetas para um grupo de ouvintes que as recebiam como sendo verdadeira.

    ResponderExcluir
  41. Aluna: Thamirys da silva fernandes. Serie: 1 ano "A" ( manha )



    ENTENDEMOS QUE NO TEXTO, A DIFERENÇA DO NASCIMENTO DA FILOSOFIA E O FIM DO MITO, É PORQUE A FILOSOFIA É COMPREENDIDA COMO SURGIMENTO DE UMA NOVA ORDEM DE PENSAMENTOS, QUE VEM SURGI DE RUPTURAS SOBRE OS ANTIGOS MITOS GREGOS, JÁ O MITO É UMA NARRATIVA SOBRE ALGO QUE É DITO SER REAL, MAS NÃO SE SABE SE É REAL OU NÃO !

    ResponderExcluir
  42. O nascimento da Filosofia é o surgimento de uma nova ordem do pensamento, quanto ao mito, era a forma de pensar dos gregos. Isso foi uma visão do mundo que formou-se de uma narrativas contadas de geração em geração. Os mitos falavam de deuses e semideuses (heróis) de outros tempos e, desse modo, misturavam a sabedoria e os procedimentos práticos do trabalho e da vida com a religião e as crenças mais antigas. A Filosofia é uma ciência que preocupa-se com a totalidade, ou seja, sua pretensão é não aceitar as imposições do mundo sem antes investigá-las e questioná-las.

    ResponderExcluir
  43. aluna:marcia cristina mendes da silva
    turma:1 ano "a" manha

    o estudo da filosofia como ciência é: "toda ciência tem a sua origem, qual a origem da filosofia?" A filosofia vem surgir da ruptura sobre os antigos mitos gregos. Esse desligamento não se deu de forma radical, de maneira gradual. O nascimento da Filosofia é o surgimento de uma nova ordem do pensamento, quanto ao mito, era a forma de pensar dos gregos. Isso foi uma visão do mundo que formou-se de uma narrativas contadas de geração em geração.

    ResponderExcluir
  44. O nascimento da Filosofia é o surgimento de uma nova ordem do pensamento, quanto ao mito, era a forma de pensar dos gregos. Isso foi uma visão do mundo que formou-se de uma narrativas contadas de geração em geração. Os mitos falavam de deuses e semideuses de outros tempos e, desse modo, misturavam a sabedoria e os procedimentos práticos do trabalho e da vida com a religião e as crenças mais antigas. A Filosofia é uma ciência que preocupa-se com a totalidade, ou seja, sua pretensão é não aceitar as imposições do mundo sem antes investigá-las e questioná-las.

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. e.e.e.n.m francisco pessoa de brito
    disc.filosofia
    prof. fabio leite 1 anob turno noite aluna joseane de carvalho vieira
    O nascimento da filosofia pode ser entendido como o surgimento deuma nova ordem do pensamento, complementar ao mito, que era aforma de pensar dos gregos. Uma visão de mundo que se formou deum conjunto de narrativas contadas de geração a geração por séculose que transmitiam aos jovens a experiência dos anciãos. Comonarrativas, os mitos falavam de deuses e heróis de outros tempos e,dessa forma, misturavam a sabedoria e os procedimentos práticos dotrabalho e da vida com a religião e as crenças mais antigas.

    ResponderExcluir
  47. e.e.e.f.n.m.francisco pessoa de brito disc.filosofia prf.fabio leite serie: 1 ano b eja turno: noite aluno: alex dos santos silva A multiplicidade de idéias e vertentes que formam o mito pode aparecer, muitas vezes, comodesordem. A filosofia pode ser entendida como a tentativa de subordinar a multiplicidade deexpressões à ordem racional, de enfrentar a dificuldade de entender os contrários misturadosque povoam a vida. Entre mito e filosofia têm-se duas ordens ou duas concepções de mundo ea passagem da primeira à segunda expressa uma mudança estrutural da sociedade. Identificarou pensar as várias ordens seria como identificar as constelações na imensidão do céu.As narrativas míticas tentavam responder as questões fundamentais, como: a origem de todasas coisas, a condição do homem e suas relações com a natureza, com o outro e com o mundo,enfim, a vida e a morte, questões que a filosofia desenvolveu no decorrer de sua história. Masaqui podemos formular outra questão: a filosofia nasceu da superação dos mitos, mas foi umasuperação gradual ou um rompimento súbito? Para tanto, temos que primeiramente identificar

    ResponderExcluir
  48. Ivanilson rodrigues tuno:manhã turma:1 ano B

    A Filosofia é o surgimento de uma nova ordem do pensamento quando ao mito ele na maioria das vezes é mentira,já a Filosofia não ela é bem realista fala dos (antepasados)
    O mito geralmente surgi atravéz dos pais para fazer medo ao seus filhos(tipo o bicho papão,velho do saco e etc).
    OBRIGADO PROFESSOR:Pela essa orpotunidade de comentar seu blogg vlww

    ResponderExcluir
  49. Raphael Natan de Araújo - Turma:1ano A - Turno: Manhã

    ENTEDI QUE A FILOSOFIA E O SURGIMENTO DE UMA NOVA ORDEM DO PENSAMENTO , TEM O OBJETIVO DE TENTAR EXCLARECER COM O QUE ACONTECEU NO DECORRER DO TEMPO, É A ARTE QUE BUSCA EXPLICAÇÕES PARA QUE A REALIDADE SEJA COMPREENDIDA DE FORMA QUE TAIS EXPLICAÇÕES SEJAM RACIONAIS , QUANTO O MITO PROCURA EXPLICAR OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DA VIDA , OS FENÔMENOS NATURAIS , AS ORIGENS DO MUNDO E DO HOMEM POR MEIO DOS DEUSES , SEMI-DEUSES,HERÓIS ( TODAS ELAS SÃO CRIATURAS SOBRENATURAIS). PODE-SE DIZER QUE O MITO É UMA PRIMEIRA TENTATIVA DE EXPLICAR A REALIDADE, O MITO É UMA NARRATIVA SOBRE ALGO QUE É DITO SER REAL , MAS NÃO SABE SE É REAL OU NÃO.

    ResponderExcluir
  50. Sou: Adolfo De Mélo Medeiros Aluno 1°Ano ´c` Turno: Manhã

    EU ENTENDI QUE A FILOSOFIA TEM A SUA ORIGEM DE RUPTURAS SOBRE OS ANTIGOS GREGOS COMO O MITO. MITO É A NARRATIVA SOBRE ALGUMA COISA, POR EXEMPLO OS ASTROS, OS DEUSES, A ALEGRIA, A TRISTEZA E ETC... OS QUAIS ERAM TIDOS COMO REAIS.
    EXISTEM DIFERENÇA ENTRE MITOE FILOSOFIA.
    O MITO PRETENDIA EXPLICAR O QUE ACONTECIA NO PASSADO, NARRATIVAS DE ALGUMA COISA OS QUAIS ERAM TIDOS COMO REAIS.
    A FILOSOFIA AO CONTRÁRIO DO MITO TENTA EXPLICAR O ATUAL PORQUE AS COISAA SÃO COMO SÃO.

    ResponderExcluir