sábado, 25 de fevereiro de 2012

O UNIVERSO DAS ARTES

            Alberto Caeiro é um dos heterônimos de Fernando Pessoa e é incrível como neste poema:
O meu olhar é nítido como um girassol
Tenho o Costume de andar pelas estradas
Olhando para direita e para esquerda,
E de vez em quando olhando para trás...
E o que vejo a cada momento
É aquilo nunca antes eu tinha visto,
E eu sei dar por isso muito bem...
Sei ter o pasmo essencial
Que tem uma criança se, ao nascer,
Reparasse que nascera deveras...
Sinto-me nascido a cada momento
Para a eterna novidade do Mundo

podemos encontrar suficientes caminhos de descobrimento para significações da arte principalmente entendendo o olhar do artista que realmente nasce a cada momento, a cada criação; e este nascimento é para o momento, novo; ao mesmo tempo em que é, eterno. Fernando Pessoa criou vários personagens e este Alberto Caeiro nos mostra com sua filosofia simples que coisas aparentemente distintas caminham mais íntimas que possamos imaginar.
            Ora se arte não é novidade/eternidade; eternidade/novidade? O artista a cada momento transforma-se, recicla-se sempre em busca do novo em si mesmo e essa busca é na verdade também em algo que existe desde sempre e que nunca deixará de existir, ou seja, é eterno. A autora exemplifica citando Monet que pinta a mesma catedral e na verdade a “mesma” não existe, pois a cada catedral pintada, uma nova catedral nasce e posso citar o poeta paraense Max Martins que hoje em dia já não mais cria ou cria muito pouco, porém, refaz, reescreve muito mais, conserta, reorganiza poemas outrora escritos.

            Então podemos concluir que dentro da arte o eterno e o novo se fazem em um só e “o que há de espantoso nas artes é que elas realizam o desvendamento do mundo recriando o mundo noutra dimensão e de tal maneira que a realidade não está aquém e nem na obra, mas é a própria obra de arte”. O homem faz arte também no intuito de descobrir o mundo e o faz descobrindo a si mesmo. Se conhecer também é o caminho para a evolução.


Fonte:                               Argentino Campos de Melo Neto.  
ideiasemarteeducacao.blogspot.com

23 comentários:

  1. O texto refere-se a arte como um ser inovador ao criar uma obra de arte,criamos uma forma de inovar.A obra de arte é a busca incessante pelo eternamente novo, uma nova maneira de apreciar o que já existe, como fez Monet ao pintar várias vezes a mesma catedral.
    A arte é uma forma de ver, sentir, ouvir, pensar, nada é desconhecido,pois fazemos parte a cada momento.
    A obra de arte é, assim, o desvendamento do mundo através da recriação do mesmo.

    ResponderExcluir
  2. SUANE CELI GOMES DE SOUZA 3°ANO C

    NO POEMA CITADO O AUTOR REVELA QUE VIVE INTESAMENTE COMO SE NÃO OUVESSE O AMANHÃ, A CADA NASCIMENTO DESCOBRIMOS ALGO.A ARTE PODE SER ENTERNIDADE OU NOVIDADE.PODEMOS CITAR ALGUNS EXEMPLOS DESSES DOIS CONCEITO O AMOR É UMA ETERNIDADE,POIS O AMOR NUNCA SE ACABA ISSO QUEM AMA, NÃO OS QUE DIZEM QUE AMA DA BOCA PRA FORA E NOVIDADE PODE SER A VIDA,POIS NA VIDA TEMOS MUITAS NOVIDADES.

    ResponderExcluir
  3. O texto relata sobre o artista que pode encontrar vários caminhos sulficientes para a arte e principalmente entendendo realmente o nascer de cada momento de criação.
    Pois com sua filosofia simples, em cada momento transforma-se em busca de coisas novas, em si mesmo, mas essa busca é a vrdade.
    Concluindo dentro da arte que o eterno é o novo, e ele o faz realizar, recriando o munod em outra dimenção de tal maneira, que é a verdade e sim a própria obra de arte.
    Marilany Jales, 3° ano C

    ResponderExcluir
  4. o texto mostra que a cada dia descobrimos,e apredemos coisas novas alberto caeiro nos mostra com suas filosofias simples que coisas aparentimente destintas mas intimas que possamos imaginar.
    então podemos concluir que dentro da arte o eterno e o novo se faz um so.pois e o homem que faz a arte e a cada criação se renova.
    "amar e uma arte mas nen todos somos artistas"

    aluna:KALINE DA LUZ MENDES DE OLIVEIRA turma 3°C

    ResponderExcluir
  5. o texto nos fala que arte se emcontra em um só elemento como podemos dizer a arte é tudo aquilo que o ser humano cria em uma forma inovadora,ela tem vários caminhos como de uma nova dimensão, a cada dia que se passa nós descobrimos novas artes como se diz o autor Alberto caeiro.tudo aquilo que nós fazemos é uma arte,por exemplo:desenhar é uma arte,criar personagens e etc. então podemos concluir que a arte é tudo aquilo criado pelo o ser humano.

    ResponderExcluir
  6. o texto fala que é preciso não só pensar ,e sim encontrar a forma e os caminhos da dimensão mais podemos criar a cada dia que passa um novo descobrimento e novas artes,posso dizer que tudo o que fazemos é uma bela arte,para concluir posso citar que tudo aquilo que é criado pelo ser humano é uma arte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A arte é um direito para a sociedade humana todos os seres humanos Te Vir conhecerem o que é a filosofia

      Excluir
  7. o texto nos fala que a arte está espalhada em toda parte no universo sempre inovando mas também tornando eterno coisas e momentos significantes em nossa vida.
    o artista a cada momento transforma algo que existe fazendo com que nunca deixe de existir,ou seja,transformando-o em'eterno'.
    a arte nos faz sentir e enxergar que existe várias coisas que nunca morre,que nunca se torna passado,pois a arte sempre reescreve,sempre refaz e de uma seguinte maneira tão verdadeira que em nossa mente se torne realidade.e assim no'universo das artes'tudo se renova,tudo se reorganiza,fazendo com que dentro dela haja descobertas,novidades e assim abrindo caminho para a renovação.
    aluna:jailma fernandes do nascimento série:3ªano c turno:manhã

    ResponderExcluir
  8. cristiana martins lucas 3° c
    O eterno e o novo são distintos e ao mesmo tempo semelhantes, já que eterno compreende algo que está fora do tempo e permanece idêntico a si mesmo sempre. Já o novo é algo totalmente dependente do tempo e só existe enquanto temporalidade. A essa união aparentemente impossível, dá-se o nome de arte. A arte é advento como promessa infinita de acontecimentos. A obra de arte é a busca incessante pelo eternamente novo, uma nova maneira de apreciar o que já existe.A essa união aparentemente impossível, dá-se o nome de arte. A arte é advento como promessa infinita de acontecimentos. A obra de arte é a busca incessante pelo eternamente novo, uma nova maneira de apreciar o que já existe.

    ResponderExcluir
  9. a arte vem sempre renovando o universo sempre inovando mas também tornando eterno coisas e momentos significantes em nossa vida.A arte é advento como promessa infinita de acontecimentos. A obra de arte é a busca incessante pelo eternamente novo, uma nova maneira de apreciar o que já existe.A essa união aparentemente impossível, dá-se o nome de arte.

    ALUNO:phernando emanuel pereira de souza 3 ano c

    ResponderExcluir
  10. O texto nos fala que as coisas nunca reaparecem do mesmo jeito mas sempre tem uma pequena diferença,sendo a mesma coisa,a arte esta por toda parte sempre inovando e fazendo eterno momentos marcantes em nossa vida.
    Por nossa vida passam varias coisas que marcam, e muitas vezes a arte ásfazem sempre eternas. A arte realiza o desvendamento do mundo recriando o mundo noutra dimensão, ou seja, transformando-o em realidade a própria obra de arte.
    Então posso concluir que no 'Universo das Artes' tudo se renova, tudo se transforma, fazendo com que ela permaneça em nossa vida, abrindo caminho para a evolução.

    ALUNA: Vanesca Alves Do Nascimento SÉRIE: 3ª ANO 'C'

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. O autor Desse texto nós mostra que podemos descobrir varios caminhos e significados da arte, e podemos entender que a cada criação nasce um novo olhar do artista, e ao mesmo tempo é eterno! O artista em cada criação, busca algo novo em si mesmo, e esta busca é tambem algo que nunca deixará de existir em si, ou seja é Eterno.
    Essa arte é criada pelo homem que tem no intuito de descobrir o mundo e o faz descobrindo a si mesmo, entao podemos ver que a arte , o eterno e o novo formam um só.

    ResponderExcluir
  13. O presente trabalho de pesquisa tem por objetivo principal demonstrar que a linguagem afeta sobre maneira a qualidade do processo decisório, considerando as circunstâncias temporais, análise ambiental, relacionamento inter-pessoal e aspectos políticos inerentes ao contexto em que são tomadas. O processo decisório envolve cognição, e a linguagem é especializada para cada campo de conhecimento, como na Administração e Direito aqui apresentada. Correlações sob diferentes aspectos foram coletadas no desenvolvimento teórico da pesquisa, assim como buscou-se informações num bairro curitibano, conhecido como Cabral. Dez empresas em que se consultou empregadores e empregados sobre problemas relacionados com o uso da linguagem.

    ResponderExcluir
  14. Poemas nos transmitem muitas emoções que nos levam a outro mundo. Fernando Pessoa mostra neste poema pequenas coisas que nos faz pensar e repensar, fala do nasce, do novo dia que passa mais marca nossa mente, poema é uma arte que o artista descobre, mostra em palavras recriando um mundo em novas dimensões fazendo descobrir um mundo e descobrindo também a si mesmo.
    Nesse texto cita o poeta paraense Max Martins que hoje em dia já não cria ou crua muito pouco, porém, refaz, reescreve muito mais, conserta, reorganiza poemas outrora escritos dentro da arte o eterno e o novo se fazem em um só.

    Aluna: Juliana, 3º ano "C" manhã

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Eu entendi que o leitor quer dizer que o artista não é só autores,cantores e entre outros.Mais artista é aquele que realiza uma performasse num espetáculo:Se nós perguntarmos a uma pessoa que de exemplos de obra de arte com certeza diram dos quadros de Michelangelo,Leonardo da vinci,das sonatas,de Beethovem e outros.Essa pessoa identifica obra de arte como objeto criados no passado apresentados em importantes teatros para um publico restrito.

    Francicleide Martins 3ºano

    ResponderExcluir
  17. No meu entendimento obra de artes e tudo aquilo que nos faz refletir ou seja ate mesmo uma frase de amor.Se perguntarmos a alguem para nos citarmos um autor de obras de artes com certeza eles diram que Leonardo da vinci foi um dos melhores pintores do mundo. Muitas pessoas identifica obra de arte como objetos postados no passado,já outras pessam em arte como obra primar seja elas literarias ou não.No meu pensar obra de arte e tudo o que esta a nossa volta seja ela grande ou pequena oque importa e que ela seja expreciva e que todos deem o seu valor.

    GILVANEIDE MAXIMINO 3ºANO CANAFISTULA

    ResponderExcluir
  18. Podemos encontrar suficientes caminhos de descobrimento para significações da arte principalmente entender o olhar do artista que realmente nasce a cada momento se a arte não é novidade, o artista a cada momento transforma-se sempre em busca do novo em si mesmo atrás de algo que existe desde sempre e que nunca deixará de existir.
    Aquele olhar, aqueles costumes sempre olhando para os lados ou para trás e por isso que dentro da arte o eterno e o novo se fazem um só, o interessante na arte é que elas realizam o desenvolvimento do mundo recriando o mundo em outra dimensão. O homem faz arte no intuito de descobrir o mundo e o faz descobrindo a si mesmo.

    Selma, 3º manhã

    ResponderExcluir
  19. No meu ponto de vista a arte é muito importate para o nosso cotidiano mesmo que muitas pessoas não de valor ao universo da arte.Se alguém perguntar a alguma pessoa que diga o nome de um famoso pintor eles ficariam em dúvida,pois ouvi no passado muitos artista de categoria um deles foi o famoso Leonardo da vinci que fez varios quadro de muito valor.Esse é o meu penssamento diante do universo das artes.

    ResponderExcluir
  20. "no universo das artes" tudo se renova , tudo se transforma, fazendo com que ela permaneça , em nossas vidas, abrindo caminho para evolução.mas também tornando eterno coisa e momentos significantes em nossas vidas.
    sendo assim o posso dizer que o artista afirma que a cada momento transforma algo que existe , fazendo com que nunca deixe de existir , ou seja transformado-o em "eterno".
    posso concluir então que a arte pode ser vista como tudo que o ser humano cria ou transforma em algo novo.

    anastácia 3 ano

    ResponderExcluir
  21. refere-se a arte como um ser inovador ao criar uma obra de arte,A arte é advento como promessa infinita de acontecimentos. A obra de arte é a busca incessante pelo eternamente novo, uma nova maneira de apreciar o que já existe.A essa união aparentemente impossível, dá-se o nome de arte. A arte é advento como promessa infinita de acontecimentos.O artista em cada criação, busca algo novo em si mesmo, e esta busca é tambem algo que nunca deixará de existir em si, ou seja é Eterno.
    ALUNA:Maria jose costa 3°ano c

    ResponderExcluir