quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

PARA QUE SERVE A SOCIOLOGIA?

A sociologia serve-nos, em primeiro lugar, como instrumento de conhecimento. Juntamente com as outras ciências sociais, diz-nos como funcionam as instituições sociais, quais as regras escritas e, sobretudo, não escritas, em que os indivíduos e os grupos sociais se apoiam. Mais especificamente, a sociologia desenvolve um trabalho concreto, para o qual as outras ciências sociais não estão adequadamente equipadas; ocupa-se de interconexões do social e procura analisa-la. Neste sentido, ou seja, na medida em que analisa não tanto os aspectos específicos da sociedade enquanto tais, como as ligações estruturais e de condicionamento recíproco, a sociologia tem uma função de generalização e um efeito de exteriorização. Não espanta que, nas mãos de um sociólogo pouco sensato ou medíocre, a sociologia pareça, em vez de geral, “genérica”, e de sociologia se transforme naquilo a que os que apenas conhecem as ciências sociais pela rama não se cansem de chamar “tudologia”.

                        Este aspecto crítico, tão difundido e tão superficial, evoca, paradoxalmente, a função social específica da sociologia e a sua vocação profunda na sociedade atual. Esta sociedade, nos seus aspectos mais avançados, é hoje uma sociedade extremamente fragmentada por uma especialização técnica que cada vez é mais estimulada e corre o risco de nos fazer perder de vista o social na sua globalidade dinâmica. A sociologia é o único antídoto de que dispomos contra essa tendência, o sociólogo desempenha uma função social crítica essencial. No próprio momento em que começa a analisar qualquer fenômeno social, comportamento ou instituição, o sociólogo afirma e faz incidir sobre o fato social um critério de racionalidade que esclarece as razões profundas das práticas sociais, muitas vezes aceites e seguidas por puro instinto consuetudinário, e possui um salutar poder de desmistificação.

                        Nesta perspectiva, é fácil compreender por que é que a sociologia tem tido uma vida difícil em todos os regimes políticos totalitários e autoritários. O simples fato de escolher uma dada instituição como objeto de investigação sociológica põe em risco a propaganda oficial ou “ideológica”, desvenda os mecanismos internos da instituição, mostra os interesses reais que essa instituição serve, descreve as suas linhas tendenciais tais como são, na realidade, independentemente das interpretações oficiais, revela a sociedade real que se comprime, por trás da fachada formal. Como diziam os nazis, a sociologia desenvolve uma “crítica social corrosiva”.

FERRAROTTI, Franco. Sociologia. Lisboa. Teorema, 1986, p. 149-150

35 comentários:

  1. Para que serve a sociologia?

    Para compreender o comportamento e delinear padrões das pessoas e grupos sociais.

    Aluno: Adailson
    Turno: Noite 1º Ano B EJA

    ResponderExcluir
  2. ALUNA:JOCIELE DA CRUZ SILVA
    TURNO:MANHA PRIMEIRO ANO "A"

    EU ENTENDI QUE A SOCIOLOGIA SERVE-NOS PRINCIPALMENTE COMO UM INSTRUMENTO DE CONHECIMENTO,E TAMBEM NOS DIZ COMO FUCIONAM AS INSTITUIÇOES SOCIAIS.
    MAS A SOCIOLOGIA DESENVOLVE UM TRABALHO CONCRETO,PARA QUAL AS OUTRAS CIENCIAS NAO ESTAO ADEQUADAMENTA EQUIPADAS.
    COMO DIZIAM OS NAZIS,A SOCIOLOGIA DESENVOLVE UMA "CRITICA SOCIAL CORROSIVA.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Edna Lúcia Silva Vieira - 1º Ano "A" - Magistério

    Através da leitura do texto, observa-se a relação entre a sociologia e o sociólogo, onde ambos são necessários para que o papel da sociologia seja realmente efetivo, embora de certo modo o sociólogo tenha uma função de maior destaque, uma vez que é através dele, ou seja, de acordo com sua abordagem que a sociologia terá ou não efeito na vida dos indivíduos.

    Pode-se dizer que a Sociologia assim como as demais ciências humanas, tem como objetivo compreender, explicar as transformações e as permanências que ocorrem nas sociedades humanas, indicar algumas pistas sobre os rumos das mudanças, além de oferecer explicações sobre valores, costumes, desigualdades, conflitos, sobre a vida e sobre o mundo. Logo esse estudo torna-se muito perigoso para determinadas corporações ou grupos, pois desvenda os mecanismos internos destas, retirando suas “máscaras” e mostrando seus reais interesses.

    ResponderExcluir
  5. Aluna:Maynara do 1°no "A"
    Eu entende que a sociologia desenvolve um trabalho concreto onde as outras ciências não estão adequadamente equipadas.E um simples fato de escolher uma dada instituiçãõ pode por em risco a propaganda oficial ou "ideologica".
    A sociologia nus serva como um instrumento de conhecimento.

    ResponderExcluir
  6. Aluna:Ana Beatriz Nunes De Aaujo
    serie:1 ano "a" turno:"manhã"
    Entendi sociologia nus serva como um instrumento de conhecimento que ela ajuda muito no nosso conhecimento desenvolve , sabedoria ajudando-nos no nosso dia-dia a apredermos mais com ela cada vez mais coisas novas surge na sociologia entendi que a sociologia tem o trabalho concreto.

    ResponderExcluir
  7. Para compreender o comportamento e delinear padrões das pessoas e grupos sociais. saber como está a organização social do mundo, ele estuda as transformações feitas da sociedade humana ao longo das primeiras grupos os quais orgarnizaram o qual tornou a sociedade hoje, seja a sociedade antiga como das grandes civilizações, ou sociedade feudal e sociedade contemporânea

    ResponderExcluir
  8. Para você perceber o modo de funcionamento das sociedades. Muita coisa se compreende à luz da sociedade onde acontecem - muitas atitudes nos parecem estranhas mas seriam normais se tivéssemos nascido num outro país, numa outra cultura.
    A evolução das mentalidades, por exemplo, que é um processo lento e moroso, é apresentada pela sociologia.

    ResponderExcluir
  9. Denis israel de souza 1º eja B noite.

    A sociologia é definida como o estudo de uma área especial da sociedade, é uma especie de tarefa especial das ciências sociais. há estudos das cidades e famílias e, naturalmente, dos estilos de pensamento.
    Como ciência, a sociologia tem duplo valor: pode aumentar o conhecimento que o ser humano tem de si mesmo e da sua sociedade e pode contribuir para a solução de problemas que ele enfrenta.

    ResponderExcluir
  10. MARIA ALVES 1 ANO'A'(MANHA)

    A SOCIOLOGIA SERVE PARA TERMOS CONHECIMENTO,COM OUTRAS CIENCIAS SOCIAIS.
    A SOCIOLOGIA É UMA VIDA DIFÍCIL EM TODOS OS REGIMES POLITICOS TOTALITÁRIOS E AUTORITARIOS POR CAUSA DO FATO DE ESCOLHER UMA DADA INSTITUIÇAO COMO OBJETIVO DE INVESTIGAÇAO.
    POR ISSO É MUITO IMPORTANTE A SOCIOLOGIA POIS,AJUDÁ-NOS A COMPREENDER OS PADROES DAS PESSOAS E GRUPOS SOCIAIS, E QUE É NOSSO DEVER COMO ALUNO DE CONHECER A SOCIEDADE EM QUE VIVEMOS.

    ResponderExcluir
  11. A sociologia é instrumento de conhecimento. Juntamente com as outras ciências sociais, a sociologia desenvolve um trabalho concreto, para o qual as outras ciências sociais não estão adequadamente equipadas; ocupa-se de interconexões do social e procura analisa-la.
    Este aspecto crítico, tão difundido e tão superficial, evoca, paradoxalmente, a função social específica da sociologia e a sua vocação profunda na sociedade atual. A sociologia é o único antídoto de que dispomos contra essa tendência, o sociólogo desempenha uma função social crítica essencial.

    ResponderExcluir
  12. aluna:marcia cristina mendes da silva
    1 ano "a" turno:manha

    Através da leitura do texto, observa-se a relação entre a sociologia e o sociólogo, onde ambos são necessários para que o papel da sociologia seja realmente efetivo, embora de certo modo o sociólogo tenha uma função de maior destaque, uma vez que é através dele, ou seja, de acordo com sua abordagem que a sociologia terá ou não efeito na vida dos indivíduos.

    A sociologia é definida como o estudo de uma área especial da sociedade, é uma especie de tarefa especial das ciências sociais. há estudos das cidades e famílias e, naturalmente, dos estilos de pensamento.

    ResponderExcluir
  13. aluna:selma da silva batista
    1 ano "a" turno:manha


    A sociologia serve-nos, em primeiro lugar, como instrumento de conhecimento. Juntamente com as outras ciências sociais, diz-nos como funcionam as instituições sociais, quais as regras escritas e, sobretudo, não escritas, em que os indivíduos e os grupos sociais se apoiam.
    A sociologia é o único antídoto de que dispomos contra essa tendência, o sociólogo desempenha uma função social crítica essencial.

    ResponderExcluir
  14. A sociologia é instrumento de conhecimento. Juntamente com as outras ciências sociais, a sociologia desenvolve um trabalho concreto, para o qual as outras ciências sociais não estão adequadamente equipadas; ocupa-se de interconexões do social e procura analisa-la.
    Este aspecto crítico, tão difundido e tão superficial, evoca, paradoxalmente, a função social específica da sociologia e a sua vocação profunda na sociedade atual. A sociologia é o único antídoto de que dispomos contra essa tendência, o sociólogo desempenha uma função social crítica essencial

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. A sociologia serve para estudar o comportamento humano dentro de uma sociedade. Desta forma, esta considera diversos aspectos do meio social, assim como, processos que interligam e interagem com os indivíduos inseridos em associações , grupos e instituições.
    Nesse sentido, o principal objetivo da sociologia é tornar as compreensões cotidianas da sociedade mais sistemáticas e precisas. Já que, a referida ciência analisa todos os símbolos culturais que os seres humanos criam e usam para interagir e organizar a sociedade e busca entender as transformações que esses processos provocam na cultura e na estrutura social.
    Vale salientar que a sociologia não são de interesse apenas de sociólogo. Cobrindo todas as áreas do convívio humano- desde as relações na família até a organização das grandes empresas, o papel da politica na sociedade ou o comportamento religioso-, a sociologia pode vir a interessar, em diferentes graus de intensidade, a diversa outras áreas do saber. Portanto, assim como toda ciência , a sociologia pretende explicar a totalidade do seu universo de pesquisa. Ainda que esta tarefa não seja objetivamente alcançável, é tarefas da sociologia transforma as malha da rede com o qual ela capta a realidade social cada vez mas estreitas. Por essa razão, o conhecimento sociológico, através dos seus conceitos, teorias e métodos, pode constituir para as pessoas um excelente instrumento de compreensão das situações com que se defronta na vida cotidiana, das suas múltiplas relações social e, consequentemente, de si mesmas como seres inevitavelmente sociais.

    Joalisson candido Alves turma:1ºb turno:manhã

    ResponderExcluir
  17. Eduarda Luna dos Santos turma:1ºB turno:manha

    ao termino da leitura desse contexto,conclui-se que a sociologia é usada para compreender as relações entre pessoas,em um grupo social,daí surge os princípios e instituições própias á vida em sociedade.
    Serve de conhecimento para entendermos as variadas formas de comportamento e relacionamento que nos fazem pensar na existência de regularidades que ordenam sua vida em grupo.
    A sociologia ajuda na compreensão dos fatos,de quando falamos que o homem desenvolve processos de convivência,reprodução,acasalamento e defesa,tudo isso apresenta atitudes institivas,isto é,ações e reações que se desenvolvem de forma espontânea.
    Portanto,todos aspectos atuais de uma sociedade,práticos,racionais,críticos e outros,apresentam tendências da realidade dependentes de estudos sociológicos

    ResponderExcluir
  18. Raphael Natan de Araújo - turma:1ºA - Turno:Manhã

    ATRAVÉS DO TEXTO ENTENDI QUE A SOCIOLOGIA SERVE PARA ESTUDAR O COMPORTAMENTO DA SOCIEDADE COMO UM TODO E ASSIM POSSA MELHORAR E BUSCAR SOLUÇÕES PARA QUE PESSOAS VIVAM BEM NA SOCIEDADE,É CAPAZ DE EXPLICAR OS CONFLIOS SOCIAIS COMO GUERRAS, DESIGUALDADE SOCIAL, CHOQUES DE OPINIÕES,AJUDA A DESVENDAR OS MECANISMOS POR TRAS DOS QUAIS SE OCUTAM OS VERDADEIROS MOTIVOS DAS NOSSAS AÇOES E DECISÕES ,ENFIM , COMO A SOCIEDADE HUMANA FUNCIONA.

    ResponderExcluir
  19. Raphael Natan de Araújo - turma:1ºA - Turno:Manhã

    ATRAVÉS DO TEXTO ENTENDI QUE A SOCIOLOGIA SERVE PARA ESTUDAR O COMPORTAMENTO DA SOCIEDADE COMO UM TODO E ASSIM POSSA MELHORAR E BUSCAR SOLUÇÕES PARA QUE PESSOAS VIVAM BEM NA SOCIEDADE,É CAPAZ DE EXPLICAR OS CONFLIOS SOCIAIS COMO GUERRAS, DESIGUALDADE SOCIAL, CHOQUES DE OPINIÕES,AJUDA A DESVENDAR OS MECANISMOS POR TRAS DOS QUAIS SE OCUTAM OS VERDADEIROS MOTIVOS DAS NOSSAS AÇOES E DECISÕES ,ENFIM , COMO A SOCIEDADE HUMANA FUNCIONA.

    ResponderExcluir
  20. A sociologia serve para estudar o comportamento humano dentro de uma sociedade. Desta forma, esta considera diversos aspectos do meio social, assim como, processos que interligam e interagem com os indivíduos inseridos em associações , grupos e instituições.
    Nesse sentido, o principal objetivo da sociologia é tornar as compreensões cotidianas da sociedade mais sistemáticas e precisas. Já que, a referida ciência analisa todos os
    símbolos culturais que os seres humanos criam e usam para interagir e organizar a sociedade e busca entender as transformações que esses processos provocam na cultura e na estrutura social.
    Vale salientar que a sociologia não são de interesse apenas de sociólogo. Cobrindo todas as áreas do convívio humano- desde as relações na família até a organização das grandes empresas, o papel da politica na sociedade ou o comportamento religioso-, a sociologia pode vir a interessar, em diferentes graus de intensidade, a diversa outras áreas do saber. Portanto, assim como toda ciência , a sociologia pretende explicar a totalidade do seu universo de pesquisa. Ainda que esta tarefa não seja objetivamente alcançável, é tarefas da sociologia transforma as malha da rede com o qual ela capta a realidade social cada vez mas estreitas. Por essa razão, o conhecimento sociológico, através dos seus conceitos, teorias e métodos, pode constituir para as pessoas um excelente instrumento de compreensão das situações com que se defronta na vida cotidiana, das suas múltiplas relações social e, consequentemente, de si mesmas como seres inevitavelmente sociais.

    Roniel Gomes 1 ano Eja noite

    ResponderExcluir
  21. Aluna:Camila Soares de Araújo 1°ano'A' turno:manhã

    A sociologia é o estudo da sociedade e nos serve como instrumento de conhecimento.
    A sociologia analisa os especificos da sociedade mais também tem outras funções de generalização,a mesma critica vérios aspectos de sociedade onde os sociologos investiga com o objetivo de levar a humanidade a mais pura verdade e concretizar os fatos que as outras ciencias ainda não estão adequadamente equipadas.

    ResponderExcluir
  22. aluno:Pedro Bentto da Silva Neto 1°ano'C' turno:manhã

    A sociologia serve-nos como instrumento de conhecimento,a mesma estuda a sociedade e os grupos sociais.
    A sociologia é realista e relata os conflitos entre os grupos sociais,realiza trabalhos concretos. Por essa razão o conhecimento sociológico,atraves de seus métodos,conceitos e teorias procura sempre tornar cada vez mais a sociedade justa e realista.

    ResponderExcluir
  23. Vandson Alves - 1° 'A' - Manhã

    Servi Para compreender o comportamento e delinear padrões das pessoas e grupos sociais e também ela serve para perceber o modo de funcionamento da sociedade, muitas coisas parecem estranhas para o nosso ponto de vista, mas devemos compreender as diferentes culturas. A evolução dos pensamentos é lento. Na sociologia uma sociedade é um grupo de pessoas que compartilham os mesmos ideais, gostos e costumes formando uma comunidade.

    ResponderExcluir
  24. JOÃO PEDRO GOMES BARBOSA – 1º EJA -A

    A sociologia serve para saber como está a organização social do mundo, ela estuda as transformações feitas da sociedade humana ao longo dos primeiros grupos os quais organizaram o qual tornou a sociedade hoje, seja a sociedade antiga como das grandes civilizações, ou sociedade feudal e sociedade contemporânea.

    Em síntese: Serve para compreender o comportamento e delinear padrões das pessoas e grupos sociais.

    ResponderExcluir
  25. Maria da Luz Pereira dos Santos
    1 ano B Manha
    A Sociologia investiga os problemas que afetam o nosso cotidiano,evidenciando a estreita relaçao entre as questoes individuais e as questoes sociais.
    Mas o fundamento da sociologia é fornece-nos conceitos e outras ferramentas para analisar as questoes sociais e individuais de um modo mais sistemático e consistente,indo além do senso comum.
    A Sociologia quando se coloca numa posiçao critica,incomoda muito,porque,como outras ciênçia humanas,revela aspectos da sociedade que certos individuosou grupos se empenham em ocultar.
    A Sociologia tem por objetivo fazer com que as pessoas possam ver e analisar o bosque e as árvores ao mesmo tempo.
    ISSO FOI O QUE EU ENTENDI: SOBRE PARA QUE SERVE A SOCIOLOGIA.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Oi Pro!Sou Francines Candido Alves do 1 ano B;MANHA
    pARA MIM A SOCIOLOGIA SERVI PARA COMPREENDER E EXPLICAR AS PERMANENCIAS E AS TRANSFORMAÇOES QUE OCORREM NAS SOCIEDADES HUMANAS E ATE INDICAR ALGUMAS PISTAS SOBRE OS RUMOS DAS MUDANÇAS.
    ELE ESTUDA AS RELAÇOES ENTRE PESSOAS QUE VIVEM NUMA COMUNIDADE OU NUM GRUPO SOCIAL;OU ENTRE GRUPOS SOCIAIS DIVERSOS,ESTUDA TAMBEM OS PRICIPIOS E INSTITUIÇOES PROPRIOS A VIDA EM SOCIEDADE.
    A SOCIOLOGIA É UMA DESSAS FORMAS DE CONHECIMENTOS,RESULTADO DAS CONDIÇOES SOCIAIS,ECONOMICAS E POLITICAS DO TENPO EM QUE SE DESENVOLVEU.ELA NASCEU EM RESPOSTA A NECESSIDADE DE EXPLICAR E ENTENDER AS TRANSFORMAÇOES.
    ISTO É O QUE EU PENSO A REPEITO DA SOCIOLOGIA.

    ResponderExcluir
  28. ERICLES FRANCISCO DA SILVA DO 1 ANO B,MANHA.
    A SOCIOLOGIA CONTRIBUI TANBEM PARA DESENVOLVER NOSSA IMAGINAÇAO SOCIOLOGICA ISTO É,A CAPACIDADE DE ANALISAR NOSSAS VIVENCIAS CONTIDIANAS E ESTABELECER AS RELAÇOES ENTRE ELAS E AS SITUAÇOES MAS AMPLAS QUE NOS CONDICIONAM E NOS LIMITAM MAS QUE TAMBEM EXPLICAM O QUE ACONTECE COM NOSSAS VIDAS.

    ResponderExcluir
  29. Denis Alves Torquato 1 ano B
    O que se pode dizer,inicialmente,é que a SOCILOGIA é também uma ciênçia humana.
    E atraves dos tempos,os seres humanos buscam suprir suas necessidades básicas mediante a produção não só de alimentos,abrigo e vestuário,mas também de normas,valores,costumes,relações de poder,arte explicações sobre a vida e sobre o mundo.
    A Sociologia tem uma estreita relação com a História.Basta dizer que precisamos de ambas,para explicar a existência da propria Sociologia.
    A Sociologia nos ajuda a entender merlhor as questões que envolvem nosso coditiano,sejam elas de caráter pessol,grupal,ou,ainda,relativas áSocioplogia á qual pertencemos ou a todas as Sociologia.
    FOI O QUE EU ENTENDI...

    ResponderExcluir
  30. SOU TIAGO DE LIMA BRITO DO 1 ANO B,MANHA
    A SOCIOLOGIA SERVE PARA FORNECER-NOS CONCEITOS E OUTRAS FERRAMENTAS,E NOS AJUDA A ENTENDER MELHOR ESSAS E OUTRAS QUESTOES QUE ENVOLVEM NOSSOS CONTIDIANO.
    A SOCIOLOGIA É UM TIPO DE INTERPRETAÇAO E DE CONHECIMENTO DE TUDO QUE SE RELACIONA COM O HOMEM E COM A VIDA HUMANA ELA DISPÕE DE INUMERAS TECNICAS DE PESQUISA CUJA ESCOLHA PODE GARANTIR O SUCESSO DA INVESTIGAÇAO.
    A SOCIOLOGIA DESENVOLVEU TECNICAS DE INVESTIGAÇAO BEM DIFERENTES,ELA PODE SERVIR A DIFERENTES TIPO DE INTERESSES...

    ResponderExcluir
  31. a sociologia tambem contrebui bastante nas nossas vidas para qui nos saibamos um pouco mas sobre a propia vida pois pensso qui nos sabemos muito. a sociologia para mim foi feita para nos forneser conhecimento como fala no texto,para qui saibamos sobre asociedade e sobre nos mesmo eu sou: maria eduarda pontes do nascimento do 1 ano ``b`´ manha

    ResponderExcluir
  32. E.E.E.M.N Francisco Pessoa de Brito
    Aluno:ivanilson rodrigues turma: 1 ano B
    Professor: Fabio leite
    Para que serve a sociologia?

    Para compreender o comportamento e delinear padrões das pessoas e grupos sociais.
    COMO UM INSTRUMENTO DE CONHECIMENTO,E TAMBEM NOS DIZ COMO FUCIONAM AS INSTITUIÇOES SOCIAIS.
    MAS A SOCIOLOGIA DESENVOLVE UM TRABALHO CONCRETO,PARA QUAL AS OUTRAS CIENCIAS NAO ESTAO ADEQUADAMENTA EQUIPADAS.
    COMO DIZIAM OS NAZIS,A SOCIOLOGIA DESENVOLVE UMA "CRITICA SOCIAL CORROSIVA.
    Como ciência, a sociologia tem duplo valor: pode aumentar o conhecimento que o ser humano tem de si mesmo e da sua sociedade e pode contribuir para a solução de problemas que ele enfrenta.

    ResponderExcluir
  33. Oi sou Fernanda Pereira de Souza do 1°B:manhã para mim A sociologia serve em primeiro lugar,como instrumento do conhecimento. Mais especificamente,a sociologia desenvolve um trabalho concreto,ocupa-se de interconexões do social e procura analisa-la.

    ResponderExcluir
  34. A sociologia serve para nos instruir do conhecimento, mas também serve com as outras ciências sociais também nos dizem como funcionam as intruções sociais.
    A Sociologia ela desenvolve um trabalho para outras ciências sociais.
    A função da sociologia é generalizar o efeito de exteriorização, não se espante se um sociólogo de pouco sensato vinha a parecer a sociologia genérica.
    A sociologia é o único antedo que podemos nos despor de contra a tendência sociólogo mas também desempenha uma função social critica essencial .
    É fácil perceber que a sociologia está tendo uma vida difícil em todos os regimes políticos e autoritários.

    ResponderExcluir
  35. A sociologia serve para nos instruir do conhecimento, mas também serve com as outras ciências sociais também nos dizem como funcionam as intruções sociais.
    A Sociologia ela desenvolve um trabalho para outras ciências sociais.
    A função da sociologia é generalizar o efeito de exteriorização, não se espante se um sociólogo de pouco sensato vinha a parecer a sociologia genérica.
    A sociologia é o único antedo que podemos nos despor de contra a tendência sociólogo mas também desempenha uma função social critica essencial .
    É fácil perceber que a sociologia está tendo uma vida difícil em todos os regimes políticos e autoritários.agora vamos fazer a nossa parte vamos estudar mais para conhecermos mais a sociologaia como todas as ciensias

    ResponderExcluir